Abel Silva – Versos na tarde – 30/01/2016

Alma
Abel Silva¹

há almas que têm as dores secretas
as portas abertas sempre pra dor
há almas que têm juízo e vontade
alguma bondade e algum amor

há almas que têm espaços vazios
amores vadios, restos de emoção
há almas que têm a mais louca alegria
que é quase agonia, quase profissão

a minha alma tem um corpo moreno
nem sempre sereno, nem sempre explosão
feliz esta alma que vive comigo
que vai onde eu sigo o meu coração

¹Abel Ferreira da Silva
* Cabo Frio, RJ – 28 de Fevereiro de 1943 d.C


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]
Foi criado no bairro do Catete, para onde se mudou com a família, aos dois anos de idade. Estudou na Faculdade Nacional de Filosofia e Direito, liderando nas décadas de 60 e 70 os movimentos estudantis. Formado em Letras, em 1969, atuou na Escola de Comunicação, tendo sido editor do jornal “Opinião” e da revista de cultura “Anima”, ao lado do poeta e amigo Capinam.Nessa época morou no Solar da Fossa, onde conviveu com Torquato Neto, Caetano Veloso e Gal Costa. Enveredou-se pela poesia e, no auge da repressão militar, em 1971, lança o romance ‘O Afogado’. Em 74 publica o livro de contos ‘Açougue das Almas’ e em 79 seu primeiro livro de poesias, intitulado ‘Asas’.
Sua carreira de compositor começou por acaso. De sua amizade com Raimundo Fagner surgiu a primeira parceria, ‘Bodas de Sangue’ e depois ‘Asa Partida’. Já como poeta-letrista, Abel marcou presença junto a compositores e intérpretes nordestinos, como João do Vale, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Robertinho do Recife e Amelinha.
Entres suas composições mais famosas encontramos: ‘Festa do Interior’ e ‘Espírito Esportivo’ (parcerias com Moraes Moreira), ‘Brisa do Mar’ e ‘Simples Carinho’ (com João Donato), ‘Quando o Amor Acontece’ e ‘Desenho de Giz’ (com João Bosco), ‘Água na Boca’ (com Tunai) e ‘Transparências’ (com Roberto Menescal).
Sua parceira mais constante foi a compositora Suely Costa, com quem Abel Silva criou obras-primas, como ‘Jura Secreta’, ‘Alma’, ‘Primeiro Jornal’, entre outras. Os melhores intérpretes de suas canções foram Elis Regina, Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Fagner, Cauby Peixoto, entre outros.

Share the Post:

Artigos relacionados