Robert de Musil – Reflexões na tarde

A Nossa Vida como um Conjunto de Metáforas
Robert de Musil ¹, in ‘O Homem sem Qualidades’ 

Pensemos, por exemplo, nos grandes escritores. Podemos orientar a nossa vida por eles, mas não podemos extrair das suas obras o elixir da vida.

Eles deram uma forma tão rígida àquilo que os moveu que tudo isso está ali, mesmo nas entrelinhas, como metal laminado. Mas, que disseram eles na verdade? Ninguém sabe.

Eles próprios nunca o souberam explicar cabalmente. São como um campo sobre o qual voam as abelhas; e ao mesmo tempo, eles são esse próprio voo.

Os seus pensamentos e sentimentos assumem toda a escala da transição entre verdades ou erros que, se necessário, podem ser demonstrados, e seres mutáveis que se aproximam ou afastam de nós quando os queremos observar.

É impossível destacar o pensamento de um livro da página que o encerra. Acena-nos como o rosto de alguém que passa rapidamente por nós, numa fila com outros rostos, e por um instante surge carregado de sentido.

Estou outra vez a exagerar um pouco.

Mas agora queria perguntar-lhe: que coisa acontece na nossa vida que não seja aquilo que acabo de descrever? Não falo das impressões mais exactas, mensuráveis e definíveis; todos os outros conceitos em que baseamos a nossa vida não passam de metáforas que ficaram cristalizadas.

Entre quantas ideias não oscila e paira um conceito tão simples como o da virilidade?

E como um sopro que muda de forma a cada respiração, e nada é estável, nenhuma impressão, nenhuma ordem.

Se, como eu disse, pomos de lado na literatura aquilo que não nos convém, tudo o que fazemos é reconstituir o estado original da vida.

¹ Robert de Musil

* Klagenfurt, Áustria – 6 de novembro de 1880 d.C
+ Genebra, Suíça – 15 de abril de 1942 d.C

Juntamente com Kafka, Proust e Joyce forma o grupo dos grandes prosadores do século XX. Sua principal obra é o monumental ‘O Homem sem Qualidades’, um anti-romance ou um não-romance que é acima de tudo uma grande reflexão sobre a época de Musil.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Share the Post:

Artigos relacionados