Fatos & Fotos – 14/09/2017

Idiotas,Blog do Mesquita

*****

Funaro relata propinas milionárias para Temer e vira novo homem bomba do PlanaltoEliseu Padilha e Michel Temer, nesta terça-feira.Eliseu Padilha e Michel Temer, nesta terça-feira. ERALDO PERES AP

Delator diz que o presidente recebeu quantias ilícitas da Odebrecht e da JBS em 2014. Ex-operadora do PMDB reforça tese do quadrilhão do PMDB, que contaria com Geddel e Cunha

Se a delação dos executivos da JBS teve potencial de desestabilizar o Palácio do Planalto, as revelações de Lúcio Funaro trazem novas granadas que desgastam o capital político do presidente Michel Temer num momento em que ele celebra a retomada da economia.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

Apontado como operador financeiro do PMDB da Câmara dos Deputados, Funaro detalhou, em depoimento aos procuradores da Operação Lava Jato, a entrega de propinas milionárias da Odebrecht e da JBS destinadas ao presidente.

Funaro conta ter recebido, em 2014, um milhão de reais, que teriam sido retirados no escritório de José Yunes, ex-assessor especial e amigo íntimo do mandatário.

A transação teria sido feita a pedido de Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, que teria lhe dito se tratar de uma doação via caixa 2 da empreiteira.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

Funaro também relatou ter recebido naquele ano sete milhões de reais da JBS a serem distribuídos entre Temer, Antonio Andrade — então ministro da Agricultura e hoje vice-governador de Minas Gerais —, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves. Estes dois últimos estão presos. O dinheiro teria servido de pagamento por uma mudança nas regras do Ministério da Agricultura.

Na época, Dilma Rousseff (PT) ocupava a presidência e Temer era seu vice. Em nota enviada ao EL PAÍS, a Presidência da República diz que “versões de delator já apontado pelo Ministério Público Federal como homem que traiu a confiança da Justiça não merecem nenhuma credibilidade. O criminoso Lúcio Funaro faz afirmações por ‘ouvir dizer’ ou inventa narrativas para escapar de condenação”.

A delação de Funaro chega em um momento delicado para o Planalto. Inicialmente fortalecido por uma possível anulação da delação da JBS, Temer já havia vivido um revés nesta terça, quando o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de mais um inquérito contra o presidente, relativo a suspeitas de corrupção na assinatura de um decreto que favoreceu empresas no porto de Santos.

Nesta quarta, o presidente viu a Corte derrubar seu pedido de afastar Rodrigo Janot das investigações contra ele. A PGR pode denunciar, por segunda vez, o presidente por organização criminosa e obstrução de justiça.

Já a Polícia Federal assegurou nesta mesma semana que o presidente recebeu 31,5 milhões de reais junto com o ex-deputado Eduardo Cunha. Para os agentes, ambos são os principais articuladores do quadrilhão, apelido dado pela PF ao PMDB da Câmara dos Deputados.

O depoimento de Funaro é mais um elemento que fecha o cerco ao redor de Temer. Ele detalha as negociatas e pagamentos feitos aos membros do PMDB da Câmara e corrobora as investigações da Polícia Federal. Tanto no depoimento como nas investigações, Geddel Viera Lima aparece como o responsável pela movimentação das quantias milionárias a serem distribuídas entre os membros do chamado quadrilhão.

Os agentes da PF encontraram, no último dia 5 de setembro, 51 milhões de reais em dinheiro escondidos por Geddel — que está preso — em um apartamento em Salvador.

Funaro assegura que Temer também “participava do esquema de arrecadações de valores ilícitos do PMDB”, e cita seus pedidos para a campanha da Gabriel Chalita para a prefeitura em 2012 e a entrega de 500.000 reais para a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo em 2014.

Ele também aborda a “grande influência” de Temer no porto de Santos e seu empenho em aprovar MPs que beneficiavam empresas próximas a ele. Entretanto, Funaro, que era bastante próximo de Cunha e Geddel, afirma em sua delação que não tratava diretamente com o atual presidente, a quem diz conhecer apenas socialmente.

Em nota, o ex-deputado e ex-presidente da Câmara rechaçou “com veemência o conteúdo” da delação, que para ele não tem provas e “visa a corroborar outras delações sem provas”.

Trecho de relatório da PF que aponta Temer como líder do

Trecho de relatório da PF que aponta Temer como líder do “quadrilhão do PMDB”.REPRODUÇÃO – PF

 ElPais

*****

Congresso Nacional – Só dói quando eu rio
Blog do Mesquita,Congresso*****

A diáspora Islâmica.
Migração em curso de milhares de muçulmanos rohingyas não tem precedentes, segundo organização da ONU

*****

Prévia do enterro do SUS. Pobre tem que morrer. Né não?
ANS dá sinal verde para planos de saúde populares.

*****

O “prefeike” de SP, sr. Doria, é uma piada ambulante.Sem graça.

Quer que o sr. Bank Boston Meirelles foque na economia e esqueça a presidência. Logo ele, sr. Doria, que esqueceu SP para ser candidato.

*****

STF condena deputada do DEM – sra. Maria Auxiliadora Seabra Rezende (DEM-TO) – que votou pelo impeachment, a 5 anos de prisão.

*****

Polícia Federal faz busca e aprfeensão no Ap. do Ministro Blairo MaggiBlairo Maggi,Blog do Mesquita

 *****

Brasil da série “o tamanho do buraco”
Gasto por aluno no Brasil é a metade da média nos países da OCDE; salário do professor,menos de 50%.
Bem aventurados os crédulos.

*****

Ah!, a História, essa senhora implacável. Sempre disponível para incomodar as certezas.
1937: em Munique, Hitler e o regime nazista já usavam o termo “arte degenerada” para justificar a destruição das obras.

*****

Ministério Público vai investigar viagens de Doria pelo país

PT abriu uma ação após ida do prefeito de São Paulo a Palmas, no Tocantins

O prefeito João Doria, de São Paulo, pode ser investigado pelo Ministério Público do Estado por causa de suas viagens a outras cidades do país.

O MPSP está em fase de abertura de procedimento preparatório de inquérito, para investigar se houve irregularidade nas viagens.

A abertura foi motivada por uma ação do Partido dos Trabalhadores, que questionou viagem do prefeito a Palmas, no Tocantins, em agosto, e seus deslocamentos até Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Na representação, o diretório municipal do PT alega que Doria tem viajado com status de “pré-candidato à presidência da República”, e que as viagens teriam, portanto, caráter de promoção pessoal.

O PT ainda alega que os deslocamentos poderiam ter gerado custos para a administração municipal, “especialmente em virtude do uso de estruturas da prefeitura, deslocamento ao aeroporto, agendamento de reuniões, bem ainda funcionários e servidores” que “estariam sendo pagos pelo erário no acompanhamento dessa empreitada”.

*****

MPF sustenta que a sra. Dilma Rousseff interveio em desvio de verba envolvendo a Queiroz Galvão na Nicarágua.

*****

Napoleão Bonaparte durante as batalhas sempre usava uma camisa de cor vermelha. Se fosse ferido, os soldados não notariam o comandante ferido e continuariam a lutar com o mesmo ímpeto. Dois séculos depois, inspirado no grande general francês, alguns políticos e celebridades, no Brasil, deveriam usar, somente, calça marrom.

*****

Arte – Edvard Munch, Night in St. Cloud, 1890

Blog do Mesquita,Arte,Artes Plásticas,Pinturas,Edvard Munch, Night in St. Cloud, 1890

*****

Design – Escada Armário

Blog do Mesquita,Design,Mobiliário,Estantes
[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

 

Share the Post:

Artigos relacionados