Waze ou Google Maps: qual é o melhor aplicativo de GPS?

O uso de aplicativos de localização no smartphone está entre as principais funcionalidades exploradas nesse tipo de aparelho, entre os aplicativos mais populares se destacam o Waze e o Google Maps. E semelhante ao que acontece com as discussões mais acirradas entre os usuários de Android ou iPhone, Windows ou Mac OS X, a defesa por uma determinada tecnologia acaba ocasionando animosidade entre os seus defensores mais apaixonados.

Mas afinal, qual é o melhor aplicativo de localização?

Facilidade de uso

O Google Maps possuí uma interface simplificada se comparado com o Waze, o que é um ponto positivo principalmente para os usuários iniciantes. E por esse motivo é preciso levar em consideração todos os tipos de perfis de usuários, e sem dúvidas a simplicidade se torna um diferencial na escolha de um aplicativo. Porém, com um pouco de paciência, é possível adaptar-se rapidamente com a interface descolada do Waze e seus ícones animados.

Navegação  

A precisão da localização é fundamental para a adoção de uma ferramenta de GPS, os dois aplicativos apresentam o mesmo nível de precisão. Porém, o diferencial encontrado no Google Maps consiste na possibilidade de que o usuário possa traçar o trajeto considerando outros meios de transporte, inclusive se deslocando a pé.

Além de contar com uma busca mais eficiente por lugares e a integração com outros produtos, como o Street View e Google Earth, por exemplo.

Em contra partida, o Waze é mais eficiente se o objetivo do usuário é usá-lo como ferramenta de localização no trânsito devido a possibilidade de consultar em tempo real as informações complementares disponibilizadas pelos próprios usuários sobre as condições do trânsito.  [ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

Atualização das condições do trânsito  

A simplicidade da interface do Google Maps se comparada com a representação do Waze fica em desvantagem quando o objetivo é obter informações mais precisas sobre os pontos de congestionamento, acidentes e condições das estradas. Por possuir uma aparência divertida, os pontos a serem evitados durante o trajeto ficam mais evidentes. E principalmente, a possibilidade de que os usuários compartilhem informações complementares sobre a situação do trânsito.

Recursos adicionais  

A integração com eventos de redes sociais, personalização do perfil e adição de amigos no Waze, torna o aplicativo mais inteligente e útil principalmente para que costuma viajar em grupo. Mas para quem estiver trafegando por um local desconhecido e estiver precisando de informações complementares sobre a região, é melhor apostar no Google Maps.

Consumo de bateria

Embora o Waze tenha melhorado o seu sistema de gerenciamento de energia, ele ainda é o aplicativo que mais consome carga  se comparado com o Google Maps.

Veredito  

A escolha pelo melhor aplicativo irá depender da maneira que o leitor irá usá-lo, pois se o objetivo é verificar a situação do trânsito e planejar uma rota menos congestionada, o Waze é a melhor opção. Mas para aqueles leitores que irão precisar de um guia de localização para o deslocamento a algum destino desconhecido, em virtude dos recursos adicionais, o Google Maps é o aplicativo mais recomendado.
Imagem: Divulgação/Google

 

Share the Post:

Artigos relacionados