Facebook lança ferramenta para busca interna ‘social’, a ‘Graph Search’
O Facebook anunciou nesta terça (15) o lançamento de um sistema de busca interno, que pesquisa a base de amigos do usuário para oferecer respostas como “quem mora em São Paulo e gosta de futebol”, ou “quantas pessoas solteiras moram no Itaim e gostam de Star Wars”.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]
Chamado de ‘Graph Search‘ (ou Busca Social), a ferramenta não é concorrente do Google, como se esperava que o Facebook fosse anunciar, e sim um mecanismo para filtrar os gostos dos amigos e/ou de quem o disponibilizou publicamente. O sistema começará a ser oferecido gradualmente, a partir desta semana.
Durante o anúncio, o CEO da rede, Mark Zuckerberg, disse que o sistema ajudará a interligar as pessoas que usam o Facebook. “Acreditamos nesse conceito para ajudar as pessoas de todo mundo a se conectarem”, disse. É uma das coisas mais legais que já fizemos, mas quero deixar claro que ainda está na fase beta (testes)”, afirma.
“Nossa base de dados é grande e crescente. São 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e trilhão de conexões”, disse. “Mas não estamos indexando a web”, explicou.
Os executivos deixaram bem claro que não se trata de uma pesquisa por palavras-chave, como a dos motores de busca tradicionais. O sistema funciona por perguntas e filtros, e exibe pessoas e marcas, em vez de links – por exemplo, quem gosta de um determinado seriado e/ou um filme, ou quais as páginas desses seriados/filmes.
O conteúdo disponível para busca global será aquele que o usuário marcar como público. Se for fechado para amigos, somente eles encontrarão aquelas informações, disseram os executivos.
A Busca Social também permite buscar fotos tiradas em um determinado lugar – em Paris ou em um parque, por exemplo – ou por data. Elas serão exibidas por ordem de ‘popularidade’ (com mais likes, comentários e compartilhamentos). “É como o Google Image Search, mas somente com fotos de amigos e imagens disponíveis publicamente”, disse Tom Stocky, diretor de produtos da Facebook.
A empresa também disse que o sistema tradicional de buscas (o instant search), por pessoas, grupos e marcas, está mais rápido. A rede social disse ter reforçado a parceria com o mecanismo da Microsoft, o Bing, para exibir resultados que não estão disponíveis na base de usuários – a pesquisa na web.
IDGNow