Graph Search: A ferramenta de buscas do Facebook

Facebook lança ferramenta para busca interna ‘social’, a ‘Graph Search’

De acordo com a rede, mecanismo facilitará descobrir os gostos e lugares frequentados pelos amigos dos usuários; sistema não concorre com o Google.

O Facebook anunciou nesta terça (15) o lançamento de um sistema de busca interno, que pesquisa a base de amigos do usuário para oferecer respostas como “quem mora em São Paulo e gosta de futebol”, ou “quantas pessoas solteiras moram no Itaim e gostam de Star Wars”.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]

Chamado de ‘Graph Search‘ (ou Busca Social), a ferramenta não é concorrente do Google, como se esperava que o Facebook fosse anunciar, e sim um mecanismo para filtrar os gostos dos amigos e/ou de quem o disponibilizou publicamente. O sistema começará a ser oferecido gradualmente, a partir desta semana.

Durante o anúncio, o CEO da rede, Mark Zuckerberg, disse que o sistema ajudará a interligar as pessoas que usam o Facebook. “Acreditamos nesse conceito para ajudar as pessoas de todo mundo a se conectarem”, disse. É uma das coisas mais legais que já fizemos, mas quero deixar claro que ainda está na fase beta (testes)”, afirma.

“Nossa base de dados é grande e crescente. São 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e trilhão de conexões”, disse. “Mas não estamos indexando a web”, explicou.

graphsearch

Os executivos deixaram bem claro que não se trata de uma pesquisa por palavras-chave, como a dos motores de busca tradicionais. O sistema funciona por perguntas e filtros, e exibe pessoas e marcas, em vez de links – por exemplo, quem gosta de um determinado seriado e/ou um filme, ou quais as páginas desses seriados/filmes.

O conteúdo disponível para busca global será aquele que o usuário marcar como público. Se for fechado para amigos, somente eles encontrarão aquelas informações, disseram os executivos.

A Busca Social também permite buscar fotos tiradas em um determinado lugar – em Paris ou em um parque, por exemplo – ou por data. Elas serão exibidas por ordem de ‘popularidade’ (com mais likes, comentários e compartilhamentos). “É como o Google Image Search, mas somente com  fotos de amigos e imagens disponíveis publicamente”, disse Tom Stocky, diretor de produtos da Facebook.

Parceria com Bing
Zuckerberg disse que a ferramenta será útil também para empresas recrutarem usando o FB. “Buscar quem são amigos dos meus funcionários é um bom começo”, disse.
Um uso apontado é o descobrir restaurantes ou profissionais recomendados pelos amigos. Uma busca por “restaurantes indianos que meus amigos curtem” irá exibir uma página com os mais populares dentro da base de amigos do usuário, por exemplo. O mesmo vale para “médicos que eles frequentam”.
Outra função do sistema é que o usuário “descubra o mundo”, disse Zuckerberg. Um exemplo é “músicas preferidas de pessoas que gostam de teatro”, por exemplo. A ideia é formar conexões a partir de gostos em comum, explica o CEO.

A empresa também disse que o sistema tradicional de buscas (o instant search), por pessoas, grupos e marcas, está mais rápido. A rede social disse ter reforçado a parceria com o mecanismo da Microsoft, o Bing, para exibir resultados que não estão disponíveis na base de usuários – a pesquisa na web.

Zuckerberg disse que, antes de o sistema ficar disponível globalmente, o usuário será alertado para revisar o conteúdo que está disponível publicamente – desmarcando fotos ou “check-ins”, por exemplo.
IDGNow
Share the Post:

Artigos relacionados