Google Chrome: complemento reduz o consumo de memória durante a navegação na internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O navegador de internet Google Chrome é disparado o programa preferido entre os internautas, e vem seguido pelo Mozilla Firefox, Internet Explorer e Opera de acordo com a estatística apresentada no StatCounter.

O aspecto negativo desse navegador é que ele consome uma quantidade enorme de memória RAM, o que pode ser um problema aos usuários que tiverem equipamentos com 4 GB (gigabytes) ou menos de memória.

Esse desperdício de recursos ocorre quando muitas abas são abertas simultaneamente – em média são dedicados 200 MB (megabytes) por aba.

Mas como manter um bom desempenho do computador sem ter que abrir mão da facilidade de navegar na internet através de múltiplas abas abertas?[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

Nessa coluna será apresentado um complemento para o Google Chrome que auxilia a reduzir do consumo de memória RAM através do gerenciamento das abas que estiverem ativas durante a execução do navegador.

Como funciona  

A extensão The Great Suspender está disponível na Chrome Web Store, após instalada é adicionado no navegador um ícone com o formato semelhante ao de um personagem do “Minecraft “próximo a barra de endereços.

O complemento possuí algumas opções de configuração muito importantes e que devem ser observadas pelo leitor. Entre elas, é possível definir o tempo de inatividade para que as abas sejam suspensas.

O intervalo varia entre 20 segundos a três dias. Também existe a possibilidade de definir algumas regras para a suspensão, como as abas fixadas, endereços que devem permanecer sempre ativos, abas com formulários que ainda não foram preenchidos completamente e uma lista de palavras-chave.

Após a suspensão de abas por inatividade, basta recarregar a página para que o conteúdo seja reexibido. E é dessa forma que o complemento evita o desperdício de memória.

Nos testes realizados com o The Great Suspender, a abertura de 6 abas pode ocasionar o desperdício 1 GB (gigabytes) aproximadamente. O consumo de memória por aba varia de acordo com o tipo de conteúdo apresentado pela página.

Essa economia de quase 25% do total de memória instalada no computador pode ser o suficiente para evitar que o computador fique lento com o passar do tempo.

Por: Ronaldo Prass
Imagens: Reprodução/G1

 

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me