Fatos & Fotos do dia 04 de Julho de 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artes, Comportamento, Cultura, Economia, Esportes, Literatura, Música, Tecnologia, Variedades, Política, Brasil, Mundo, Ópera, Fotografia, Arquitetura, Design, Moda,Opinião

Pintura – Pablo Picasso “A bebedora de absinto”,1901

*****

*****

“Embriaguem-se, de vinho, poesia ou virtude, para não sentir o fardo horrível do Tempo”.

Charles Pierre Baudelaire – Poeta francês
* Paris, França – 09 Abril 1821 d.C
+ Paris, França 31 Agosto 1867 d.C

*****

As surpreendentes semelhanças entre o coronavírus e a peste bubônica. Uma epidemia eclodiu que quase acabou com toda a raça humana e que é impossível encontrar uma explicação para isso com palavras. Novas pesquisas da Universidade de Barcelona analisam os paralelos entre a atual pandemia e a doença que varreu o Império Bizantino, há 1.500 anos.
Acesse>> www.mesquita.blog.br para ler a matéria na íntegra.

*****

Que peninha! Hoje, antes de dormir dedicarei 21 segundos de preocupação com o Orvalho de Cavalo

Olavo de Carvalho vendeu casa nos EUA para pagar custas de processo movido por Caetano Veloso. O caso começou quando o desvairado mentor da família Bolsonaro publicou posts que acusavam o cantor de pedofilia devido ao seu relacionamento com a empresária Paula Lavigne, iniciado quando ela era menor de idade (os dois são casados há mais de três décadas e têm dois filhos). O cerco judicial ao guru nunca esteve tão apertado. Condenado na ação movida por Caetano, Olavo já desembolsou 65 966 reais, entre indenização e outras custas processuais. Mas não é esse valor que lhe tira o sono mais que o fantasma do comunismo no Brasil. Em maio, a 50ª Vara Civil do Rio de Janeiro determinou que o réu pague 2,8 milhões de reais ao artista por ter ignorado uma ordem judicial para deletar os posts que o relacionavam à pedofilia, publicados no segundo semestre de 2017. Até agora, a defesa do guru da Virgínia só colecionou derrotas. O caso é tido por especialistas como um divisor de águas no país na batalha contra fake news e o linchamento virtual.

*****

Aquecimento Global;
Um verão desastroso no Ártico.

Na Sibéria, no final de maio, o degelo do permafrost causou o colapso de um tanque de armazenamento de petróleo, levando ao maior derramamento de óleo já ocorrido no Ártico russo. A mudança climática antropogênica está fazendo com que o Ártico aqueça duas vezes mais rápido que o resto do planeta. Na cidade de Khatanga, ao norte do Círculo Polar Ártico, a temperatura atingiu setenta e oito graus Fahrenheit, ou quarenta e seis graus acima do normal, superando o recorde anterior em vinte e quatro graus. O calor e os incêndios também estão acelerando a dissolução do permafrost da Sibéria.
Acesse>> www.mesquita.blog.br para ler a matéria na íntegra

*****

Arquitetura – Lavatórios – Banheiros

*****

Pandemia expõe desigualdade social na Alemanha.

Surtos recentes atingem camadas mais carentes da população: imigrantes e funcionários de frigoríficos. Covid-19 chama atenção para exclusão no setor imobiliário e condições precárias de trabalho na indústria da carne.
Acesse>> www.mesquita.blog.br para ler a matéria na íntegra.

*****

Resultado do 3º treino livre do GP da Áustria. Até agora, Hamilton e Bottas, nesta ordem, dominaram todas as sessões. Verstappen foi o 3º, mas a quase 3 décimos do melhor tempo. Perez, em 4º, se manteve manteve à frente das Ferraris de Leclerc e Vettel, o 7º, superado também por Alex Albon. Stroll, Gasly e Norris completaram os 10 primeiros.

*****

*****

Jacob Camille Pissarro
Vase of Flowers,1902

*****

Red Bull protesta contra sistema de direção da Mercedes
A Red Bull alega que o chamado sistema de direção com eixo duplo (DAS) quebra as regras em dois aspectos.

Trata-se de constituir um dispositivo aerodinâmico móvel e de ajustar a suspensão enquanto o carro está em movimento.
O DAS altera o “dedo do pé” das rodas dianteiras movendo o volante.
O “dedo do pé” é o ângulo das rodas dianteiras em relação ao eixo longitudinal do carro.
Os carros de F1 operam com um grau de ‘dedo do pé’ – o que significa efetivamente que a parte da frente dos pneus é virada para fora alguns milímetros.
Isso é benéfico quando o motorista vira o volante, pois proporciona maior aderência e estabilidade, mas causa um certo grau de ‘esfregaço’ nas retas, onde o pneu é arrastado pela pista em ângulo, o que faz com que a temperatura suba.

Design – Luminárias

*****

Francesco Hayes – “O beijo”

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário