• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Facebook: Como saber se alguém usa sua senha e invade sua conta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muita gente suspeitou um dia que sua conta no do Facebook foi invadida.

ThinkstockImage copyrightTHINKSTOCK

Em geral, esse pode ser o caso ou pela ação de hackers ou pelo descuido e revelação acidental da senha – ou até porque alguém pegou o celular que você esqueceu em uma mesa.

O fato é que é difícil ter uma conta na rede social e nunca ter se preocupado com a possibilidade de outra pessoa ter visto nossas fotos, mensagens e conversas particulares.

No entanto é possível saber se a sua privacidade ficou vulnerável. E também é possível saber de onde sua página no Facebook foi acessada.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

Os passos para isso são simples, veja abaixo.

1. Ao entrar em sua conta, você deve clicar na seta que se encontra acima, no canto direito da tela de início. Na lista que aparecer logo abaixo, escolha a opção “Configurações”.

FacebookImage copyrightFACEBOOK

2. Depois de escolher “Configurações”, você será levado a uma outra tela com mais opções. Desta vez, na coluna da esquerda, clique em “Segurança”.

FacebookImage copyrightFACEBOOK

3. Agora, clique em “Onde você está conectada (o)”. O Facebook vai mostrar que horas e em que lugar alguém entrou em sua conta. Além disso, também será indicado a partir de que tipo de dispositivo a sua conta foi acessada.

FacebookImage copyrightFACEBOOK

4. Nesta etapa é possível ver se o seu Facebook foi acessado pelo app ou pelo navegador de um celular ou de outro dispositivo móvel – ou de um computador. E é aqui que sua memória e o bom senso devem entrar em ação.

Você precisa se lembrar da hora, lugar e do dispositivo que usou quando entrou no Facebook. Se algo estranho aparecer nesta tela, você vai descobrir quem acessou sua conta sem sua autorização.

Facebook
Image copyrightFACEBOOK

Para tornar a localização ainda mais exata, se você passar o mouse em cima da opção “Localização”, poderá ver o IP da conexão de internet de onde sua conta foi acessada.

Existem várias páginas na web (de acesso fácil) que permitem escrever o número IP para verificar o lugar aproximado de onde a conta no Facebook foi acessada.

5. Este último passo é mais uma recomendação.

Ainda nos settings de “Segurança”, suba até a opção “Alertas de login”.

FacebookImage copyrightFACEBOOK

Aqui é possível configurar alertas que chegarão em seu email. Se alguém acessar sua conta de um dispositivo ou navegador não reconhecido, você recebe um alerta.

E, pela quantidade de informações que as redes sociais guardam sobre nossa vida cotidiana, a segurança e privacidade são aspectos que não devem ser esquecidos.

Por isso, sempre é melhor ir até as configurações de sua conta e verificar sua segurança.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário