A palavra design já não é um termo tão desconhecido atualmente, mas mesmo com essa popularidade as pessoas ainda não sabem direito o que ela significa.

Em geral, a palavra design está associada a desenho e beleza.
A própria propaganda reforça um pouca essa idéia.

Quando um novo modelo de carro é lançado, é dito que ele tem um design moderno.

Uma caneta cara tem design clássico e por ai vai. Assim, um produto, um site ou uma peça gráfica tem design quando são “bonitos”.

Porém as pessoas são diferentes e, mesmo que se estabeleça um padrão de beleza, temos gostos e opções diferentes.

É exatamente isso que alguns profissionais de comunicação visual se esquecem quando cedem aos pedidos do cliente que teima em colocar valores e gostos pessoais em seus projetos.

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Há sim, um interesse em tornar algo agradável ao olhar, pois antes de se usar um produto e se certificar de que ele é funcional nós o vemos e temos uma primeira impressão sobre ele.

Embora existam teorias diversas, design precisa, acima de tudo, ter uma função prática e eficaz.

Isso é mais visível em projetos de produtos que são baseados em ergonomia (relação entre usuário e objeto) e funcionalidade.

Não adianta trocar o botão do liquidificador de lugar e dizer que fez um novo design.

Nesse caso, é preciso analisar os problemas que estão presentes no atual aparelho ou em sua função e desenvolver uma solução para eles.
por Carolina Antunes – E-mail: carolina@flashmasters.com.br

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