Por que dormir mais de 7 horas pode ajudar a perder peso


Comportamento,Saúde,Blog do Mesquita

Quando a questão é controlar o peso, normalmente recorremos a dietas e exercícios. Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objetivo é reduzir as calorias, também devemos prestar atenção na quantidade de sono.

Uma pesquisa recente da universidade britânica Kings College London revisou dezenas de pequenos estudos sobre a relação entre uma boa noite de sono e o apetite.

Embora nem todos sejam afetados da mesma maneira, a pesquisa conclui que, em geral, dormir menos de sete horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais.

O programa da BBC Trust me, Im a doctor (“Confie em mim, sou médico”, em tradução livre para o português), realizou um pequeno experimento com quatro pessoas para testar essa teoria.


Você pode se interessar também sobre: PF pede a prisão de Dantas à Justiça pela terceira vez


O teste mostrou que os três voluntários que tiveram o sono interrompido diversas vezes durante a noite, graças a um bebê de brinquedo pré-programado para chorar regularmente, comeram mais do que o habitual no café da manhã e/ou escolheram alimentos menos saudáveis.

Em contrapartida, o voluntário sortudo que dormiu bem fez sua refeição como de costume.

Por quê?

Segundo os pesquisadores, uma noite de sono interrompido afeta dois hormônios-chave relacionados à fome.

Mulher pensando se come uma maçã ou donutsDireito de imagemTHINKSTOCK
Uma boa noite de sono pode ajudar a enfrentar melhor os dilemas de alimentação cotidianos

Por um lado, gera um aumento do hormônio grelina, que estimula determinados neurônios hipotalâmicos, provocando um aumento do apetite.

Por outro, suprime um hormônio chamado leptina, que normalmente emite um sinal que informa ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, que estamos saciados, e o apetite deve ser inibido.

Além disso, alguns estudos sugerem que, quando somos expostos à comida em um estado de privação do sono, há uma ativação maior em áreas do cérebro associadas com recompensa.

Isso pode fazer com que escolhamos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, ao invés de outras opções mais saudáveis.

Todos esses fatores ajudam a explicar por que, a longo prazo, existe uma forte ligação entre dormir mal, aumento de peso e outros problemas de saúde, como diabetes tipo 2.

Assim, a recomendação dos médicos do programa da BBC é que, se você tem problemas para manter o peso ou para resistir à tentação de alimentos menos saudáveis, considere aumentar suas horas de sono.

Pode ser uma forma fácil, barata e agradável de fazer a diferença na dieta.

Postado na categoria: Comportamento, Saúde - Palavras chave: ,

Leia também:

Quando a mídia atropela reputações

Você acreditaria mais numa foto ou nas palavras de um político? O comportamento-padrão nos leva a escolher a primeira opção. Afinal, estamos vendo algo, tendo algum contato com o fato,...

June 12, 2016, 10:15 am
Olhe essa - "Sinuca de bico".

Na corrida de Interlagos, a F1 e, especialmente a Ferrari, podem ficar frente-a-frente com um "imbroglio". Caso Felipe Massa esteja liderando a corrida e Raikkonem estiver em 2º, virá ordem...

October 8, 2007, 11:38 am
Frasário - Mulheres e sogras

"No casamento o importante não é a esposa, é a sogra. Uma esposa limita-se a repetir as qualidades e os defeitos da própria mãe." Nelson Rodrigues

April 30, 2008, 9:05 am
STF e o 'tucanoduto' do PSDB mineiro

Relator fecha voto e tucanoduto vai ao pleno do STF O ministro Joaquim Barbosa, do STF, concluiu o seu voto no inquérito que apura as malfeitorias praticadas no caso do...

September 16, 2009, 10:05 am
Ohe essa - Notebooks e crise aérea.

Foto - Agência O GloboA venda de notebooks dispara em função dos problemas com atrasados, cancelamentos e demais "mazelas" às quais estão sujeitos (sic) os infelizes usuários do transporte aéreo,...

July 31, 2007, 11:41 am
Peru em avião? Como animais ajudam a lidar com estresse em voos

Certamente não é todo dia que você encontra um peru sentado junto aos passageiros de um avião, mas esta é uma cena que pode se tornar cada vez mais comum....

January 24, 2016, 10:15 am