Competição de carros robóticos será realizada em 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A partir de 2016, o mundo verá sua primeira competição de corrida entre carros autônomos.

Automobilismo,Carros de Corrida,Robótica,Blog do Mesquita,Tecnologia

Os criadores da Formula E, modalidade que inclui apenas veículos elétricos, divulgaram o plano de implantar um campeonato com corridas de uma hora de duração, que testará a capacidade das equipes em desenvolver uma boa inteligência artificial.

A RoboRace, como será chamada a série, terá suas provas realizadas nos mesmos dias e circuitos da Formula E, com 10 equipes.

Cada uma das equipes terá dois carros competindo em cada prova, totalizando, portanto, 20 veículos por prova.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

Todos os veículos serão mecanicamente idênticos, produzidos pela Kinetik.

Então ficará a cargo das equipes criar a inteligência artificial que faça melhor uso do poder do automóvel. Os carros terão a velocidade máxima acima dos 300 km/h.

Como não haverá motoristas humanos pilotando os carros, os veículos conceituais, atualmente em fase de desenvolvimento, são bastante diferentes dos carros de corrida convencionais. Isso porque não há problemas de segurança ou risco de morte para o piloto.

“Em termos de tecnologia, estamos tentando fazê-los melhores que os humanos. Então isso significa que os carros terão aceleração mais alta e chegarão a altas velocidades”, diz Denis Sverdlov, da Kinetik.

“Mesmo se a corrida não for de alta velocidade como as modalidades convencionais, ainda será uma grande conquista”, completa ele em entrevista à Wired.

Participando das provas, que começarão junto da Formula E 2016/17, estarão várias empresas já estabelecidas no mercado, mas uma das equipes será organizada pela comunidade em forma de crowd-sourcing.

Via Wired e Ars Technica

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me