Nova ferramenta de busca promete ser melhor que o google


buscador-nova-ferramenta-de-busca-promete-ser-melhor-que-o-google-wolfram-alpha

É ver para crer!!!!

Já ouviu falar de Stephen Wolfram, físico e matemático inglês criador do software Mathematica e autor do livro “A New Kind of Science“?

Pois este sujeito brilhante, juntamente com um time de ‘gênios’ da Wolfram Research (empresa criada por Stephen), está para lançar uma ferramenta na Web que vai abalar os pilares da busca pelo conhecimento, podendo ser mais importante do que o Google é hoje.

Conforme anunciado em seu blog, Stephen Wolfram está trabalhando no que ele chama de “computational knowledge engine“, ou seja, “máquina de conhecimento computacional”, capaz de computar respostas a perguntas reais.


Você leu?: Deep Web; Não estamos prontos para ela


A ferramenta, chamada Wolfram Alpha, não irá simplesmente retornar documentos que contêm os termos pesquisados, como o Google faz; também não se trata de um grande banco de dados de conhecimento, como a Wikipedia; também não vai analisar a pergunta em linguagem natural, dividi-la em partes entendíveis e utilizar o resultado para recuperar documentos, como faz o Powerset; por fim, não é baseada na Web Semântica, nem se utiliza de nenhuma de suas linguagens.

Segundo Stephen, a Wolfram Alpha irá computar as respostas para um grande conjunto de perguntas, “entendendo” a pergunta para então formular as respostas. Para isso, a ferramenta irá utilizar modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, além de dados e algoritmos, a fim de representar o conhecimento do mundo real.

Entendendo a Wolfram Alpha
O Google Discovery deu um exemplo prático para se compreender melhor o funcionamento da Wolfram Alpha. Considere a tarefa de multiplicar números: a existência de uma tabela de multiplicação, contendo certa quantidade de possibilidades, torna uma operação instantânea, mas é impraticável que exista uma tabela com todas as possibilidades possíveis de multiplicação.

É aí que entra o Wolfram Alpha, que, segundo seu criador, pode ser considerado uma calculadora muito poderosa, que conhece não só problemas matemáticos, como muitos outros tipos de questões que possuem respostas não ambíguas e computáveis.

A previsão é que o Wolfram Alpha seja mostrado em maio de 2009, tendo tudo para revolucionar a forma como uma máquina responde a questões do mundo real.

do OlharDigital

Postado na categoria: Internet, Tecnologia - Palavras chave: , , ,

Leia também:

Os trabalhadores mal pagos que permitem que você se divirta e consuma na internet
Os trabalhadores mal pagos que permitem que você se divirta e consuma na internet

Se não fosse por um exército oculto de milhares de trabalhadores..

September 22, 2019, 11:15 am
É possível ser anônimo na era da internet?
É possível ser anônimo na era da internet?

Professor do Oxford Internet Institute diz que hoje

October 3, 2019, 11:40 am
Deep Web; Não estamos prontos para ela
Deep Web; Não estamos prontos para ela

O que há de tão ruim na Deep Web?

October 14, 2019, 12:10 pm