BRASÍLIA – A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota nesta quarta-feira em que chama o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de “leviano” e “veículo de maledicências” contra magistrados. Assinado pelo presidente da Ajufe, Fernando Mattos, o documento acusa Gilmar de fazer declarações “desrespeitosas e ofensivas” contra juízes e desembargadores paulistas. ( Leia a íntegra da nota da Ajufe sobre Gilmar Mendes )
“Conquanto se reconheça ao ministro o direito de expressar livremente sua opinião, essas afirmações são desrespeitosas aos juízes de primeiro grau de São Paulo, aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da Terceira Região e também a um ministro do Supremo Tribunal Federal”, diz um trecho da nota.
A entidade criticou o ministro por suas novas declarações contra o juiz federal Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, que prendeu duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, condenado a 10 anos de prisão por corrupção ativa, em decorrência da Operação Satiagraha. Em sabatina na “Folha de S. Paulo”, na terça-feira, Gilmar voltou a dizer que De Sanctis tentou desmoralizar o STF ao prender o banqueiro após ele ter concedido habeas corpus para soltá-lo.
A nota volta a acirrar os ânimos entre a Corte e as instâncias inferiores da Justiça, oito meses após a crise aberta pela guerra de liminares em torno da Operação Satiagraha.