Emilio (Emi) Grau Sala – 1911-1975

Famoso colorista (pintura a óleo, aquarela e pastel) e ilustrador.

Emilio (Emi) Grau Sala foi um pintor catalão. Ele estudou na Escuela de Bellas Artes de Barcelona.

Tendo feito sua estreia no Salon des Humoristes em Paris quando extremamente jovem, ele fez sua primeira exposição individual em Barcelona aos 18 anos, e passou a ter mostras de seu trabalho em todo o mundo – Paris, Madrid, Londres, Buenos Aires, Nova York.

Tendo viajado muito, em 1936 fixou-se definitivamente em Paris e no ano seguinte participou na importante exposição no Carnegie Institute de Pittsburgh.

Em Paris, ele projetou vários cenários e figurinos de teatro, ilustrou livros, projetou interiores para restaurantes e, acima de tudo, continuou a pintar e desenvolver seus próprios maneirismos únicos.

Ele trouxe à vida a Paris do demi-monde, o bairro boêmio e artístico, com um charme gentil e um gosto distintamente espanhol que tornou seu trabalho imediatamente reconhecível e também extraordinariamente popular. Ele morreu em 1975.

Hoje, suas pinturas estão em várias coleções públicas em todo o mundo, incluindo o Museu de Arte Moderna de Paris e os museus de Barcelona, Buenos Aires, Honfleur, Filadélfia, La Rochelle, Sceaux e Tossa del Mar.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me