Esculturas Naturais de Richard Harris
Clique na imagem para ampliar
Richard Harris usa o ambiente e os materiais disponíveis na floresta de Kings Wood. A floresta é uma vasta área protegida localizada no condado de Kent, em Inglaterra.
Desde 1994 diversos artistas plásticos passaram a morar na região. O órgão do governo responsável pela área foi que fez os convites aos artistas.
O critério para o convite era para que essas pessoas tivessem sensibilidade para as questões ambientais. Caberia aos artistas compensar a moradia com a realização de algumas obras de arte no local.[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]
“O envolvimento com a floresta resulta na utilização de materiais locais nos seus trabalhos, que se fundem com a paisagem e são absorvidos no ciclo biológico natural. Com o passar dos dias as obras de arte vão sendo transformadas pela luz, pelo tempo ou pelas condições climatéricas ou sazonais. Ao percorrer a floresta é então possível ver ao lado de novas esculturas outras mais antigas, quais fósseis a ser reclamados pela Natureza.”
Richard Harris foi o primeiro artista a ser convidado e utilizou somente materiais disponíveis no local. Pedras,galhos e ramos de árvores, terra e folhas para produção dos trabalhos.
Harris declara que as obras nunca estão prontas pelo fato de a própria natureza estar em modificaçãoes constantes. O artista, também, contribui para a evolução das obras, uma vez que ele sempre volta pra inserir novas formas e materias, fazer podas, etc.