Atelier Archmixing desenvolve um dispositivo de bambu que permite iluminar o interior de um edifício vernacular na China
Lutando contra o desenfreado crescimento das cidades chinesas, os arquitetos do Atelier Archmixing, com sede em Xangai, desenvolveram uma série de propostas para revalorizar os espaços singelos, nos quais o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
Nesse projeto, o grupo desenvolveu um interessante dispositivo de iluminação que consiste em uma estrutura de bambu que permite a entrada da luz natural e a ventilação em um antigo edifício vernacular.
O edifícios se chama “Zou ma lou” e apresenta um pátio interno coberto e uma galeria. O cliente queria converter sua antiga edificação vernacular em uma residência.
Trata-se de uma estrutura independente de bambu coberta com lâminas de poliuretano, parte da qual se pode abrir para receber a luz do sol e o ar fresco.
Essa intervenção técnica resolve os desafios propostos pelo cliente, incluindo o sistema de ar condicionado, a captação de água da chuva, a iluminação diurna e a ventilação. O elemento revitaliza um edifício histórico de grande valor espacial e arquitetônico, potencializando suas qualidades ao melhorar sua habitabilidade.
Arquitetos: Atelier Archmixing / ZHUANG Shen, REN Hao, TA