Companhia chinesa alega ter quebrado o protocolo do Skype
Por Jeremy Kirk
Por Jeremy Kirk
Londres – Engenheiros anunciam ter quebrado linguagem usada para fazer ligações pelo software e ameaçam entregar dados ao Governo da China.
O Skype está negando a alegação de um pequeno time de engenheiros chineses que dizem ter conseguido quebrar o protocolo usado pelo Skype para fazer ligações pela internet por engenharia reversa. O desenvolvimento foi anunciado por Charlie Paglee, chief executive officer da Vozin Communications, companhia de VoIP que oferece o plug-in Talqer para o Google Talk. Paglee escreveu sobre a engenharia reversa em seu blog, dizendo que foi proibido de revelar o nome da empresa responsável.
A companhia chinesa com 10 funcionários está planejando lançar em duas semanas três softwares baseados no protocolo do Skype que permitiriam que desenvolvedores criassem aplicações compatíveis que comprimam funções de voz e mensagens instantâneas, disse ele.
O protocolo do Skype é proprietário, o que faz com que desenvolvedores não possam construir aplicações compatíveis.
O Skype respondeu ao anúncio nesta sexta-feira dizendo que “não há evidências que sugerem que isto seja verdade”.”Mesmo que fosse possível fazer isto, ainda faltaria ao código do software a confiabilidade do Skype”, diz um documento divulgado pela empresa. “Não só isso, nenhum processo de engenharia reversa ameaçaria a integridade ou segurança criptográfica do Skype”.
Ao quebrar o protocolo do programa, a companhia chinesa alega que também pode bloquear o tráfego de voz do Skype, disse Paglee. “Eles poderiam, literalmente, desligar o Skype na China rapidamente”, alegou. A pequena empresa poderia transferir a tecnologia para o Governo Chinês, que sempre procurou maneiras de atrelar o serviço de VoIP à sua censura de internet.
Até agora, a empresa misteriosa não tem planos comerciais para bloquear as funções do Skype, disse Paglee. A companhia alega que pode bloquear as ligações ao explorar as funções do Skype, disse ele. O software engana o PC a fazer ligações para telefones convencionais.
Paglee disse que as empresas chinesas podem detectar, mapear e bloquear os PCs que fazem ligações, o que acabaria com o Skype. A empresa misteriosa, no entanto, não conseguiu detectar e ouvir ligações telefônicas que passaram pelos micros graças ao sistema de encriptação usado pelo aplicativo, disse Paglee.
“As conversas do Skype ainda são seguras, mas o que é inseguro é o modelo de negócios de usar os computadores alheios para propagar a rede Skype”, disse Paglee. Paglee detalha em seu blog uma ligação recebida de engenheiros usando um cliente rudimentar.
Parte da prova de que o protocolo foi quebrado veio quando os engenheiros enviaram a Paglee seu endereço IP, informação que deveria estar encriptada durante uma ligação do Skype.