Comércio eletrônico: lojas virtuais e pontas de estoque

Grifes na rede

Lojas apostam em pontas de estoque virtuais, que já chegam à metade das vendas on-line.

As pontas de estoque – que trazem descontos muitas vezes acima de 50% – invadiram a internet.

Com isso, consumidores podem comprar roupas e acessórios de antigas coleções pelos sites de marcas como Aviator, Cantão, Melissa, Richards e Salinas.

Especialistas, contudo, advertem sobre os cuidados a tomar na compra em bazares virtuais.

Afinal, trocar uma peça comprada pela internet – e ainda de uma coleção passada – pode transformar a economia em dor de cabeça. Um frete com valor muito alto também pode acabar inviabilizando uma compra menor.

SAIBA MAIS: Os cuidados na hora de comprar pela internet

– As lojas off começam a virar uma tendência entre as grifes brasileiras, mas essas pontas de estoque já são mais do que comuns entre as marcas internacionais. De um lado, o lojista consegue dar uma solução para seu encalhe. Do outro, o consumidor adquire peças com preços bem abaixo do seu valor original – explicou Ana Lavaquial, professora de Negócio da Moda da ESPM-RJ.

Na loja da Melissa ( www.lojamelissa.com.br ), é possível encontrar pares de sapatos até 30% mais em conta do que na época de seu lançamento. A seção off da Salinas ( www.salinas-rio.com.br ) inclui biquínis, sungas, peças infantis e roupas vendidos por menos da metade do preço original.

A loja virtual da Dress To ( www.dressto.com.br ), no ar desde dezembro do ano passado, lançou agora uma seção para ponta de estoque – bazar com descontos de até 80% sobre itens especiais de coleções passadas.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]

Com a ajuda de um contador de tempo regressivo, a cada 24 horas, incluindo fim de semana, estão disponíveis três produtos em promoção. O outlet virtual da marca já corresponde a 50% do volume de vendas on-line.

– Um dos entraves ao crescimento das lojas virtuais é a falta de padronização das peças nas próprias marcas.

Mas, se o consumidor já conhece os tamanhos de determinada grife, a compra pela internet, especialmente a das lojas off, pode ser uma opção interessante – ponderou Ana, lembrando que a internet também naturalmente é uma alternativa para consumidores que queiram conhecer novas marcas.

Já o bazar da Cantão ( www.cantao.com.br ) está no ar, dentro do site da marca, há alguns meses. Com descontos de até 60%, as coleções passadas já representam 30% das vendas do comércio eletrônico da rede.

– O bazar veio um ano depois do lançamento do site. E é ótimo porque esse espaço também ajuda a movimentar as vendas das coleções atuais – disse Ana Claudia Freitas, gerente de E-commerce da Cantão, acrescentando que o site virou uma peça fundamental para escoar as peças restantes de coleções antigas. – É ali, e não mais nas lojas físicas, que se concentram as peças antigas.

Para meninos

As grifes masculinas também aderiram à tendência.

A Aviator ( www.aviator.com.br ), que lançou para o Dia dos Namorados o seu e-commerce, já criou um espaço para a linha off.

Na Richards ( www.richards.com.br ), os descontos para peças de coleções antigas chegam a 60%.

– Hoje, a loja virtual já está entre as quatro primeiras lojas da rede em vendas (são 46).

Em 2012, espera-se que ocupe a primeira posição. E as peças da ponta de estoque são importantes, pois representam 50% das vendas do site – disse Daniel Bezerra, gerente da loja virtual da Richards.

Outros segmentos

Fora do universo da moda, outros segmentos estão apostando em pontas de estoque pela internet. O site Apretexo.com, que vende produtos eletrônicos, eletroportáteis, games etc, promove campanhas para zerar o estoque – e os descontos podem chegar a 90%.

E tem ainda a “Oferta Surpresa”, onde a cada dia é colocado um produto no banner ao lado direito, com contagem regressiva pra compra.

– O funcionamento é muito semelhante ao de um site de compras coletivas.

Investimos em aumentar nossa base de clientes e constantemente temos produtos que precisamos queimar porque o estoque ocioso é muito prejudicial para a operação – disse Fellipe Pessôa, sócio do site.

O Globo/Fabiana Ribeiro fabianar@oglobo.com.br

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