O Facebook Deals, disponível para teste em apenas cinco cidades americanas, é o mais novo concorrente do Groupon nos Estados Unidos
O Facebook lançou nesta terça-feira (26) o Deals, o aguardado serviço de compras coletivas da rede social, em cinco cidades americanas: Atlanta, Austin, Dallas, San Diego, e São Francisco.
Com isso, a empresa de Zucerberg entra em um mercado bastante saturado, liderado nos Estados Unidos pelas jovens empresas Groupon e LivingSocial.
Mas mesmo saturado, é um mercado atrativo.
O Groupon é uma das empresas de maior sucesso da internet americana: foi lançado em novembro 2008 com uma proposta bem simples – ofertas diárias por email de compras coletivas – e pouco mais de dois anos depois está se preparando para uma oferta pública de ações de US$ 25 bilhões.
O maior problema do Groupon era que o serviço de compras coletivas é fácil de copiar.
O Brasil é um exemplo: depois do Peixe Urbano, pioneiro no país, a internet brasileira foi tomada por dezenas de serviços do tipo.
Mas agora o problema é maior: o Facebook adicionou um novo elemento: compras coletivas sociais.
O Deals deve ser mais focado em coisas que possam ser feitas com mais pessoas – nada como descontos em massagens ou outros tipos de promoções comuns nas compras coletivas por email – e vai ser possível compartilhar os eventos com os amigos.
Por exemplo: comprar um ingresso para um show com desconto e publicar no mural para os amigos também comprarem ingressos para aquele show.
Não há previsão para que o serviço chegue ao Brasil.
Revista Época