Se você gosta de artes plásticas, poesia, música e literatura, anote aí: já está na Internet a Europeana, a super-biblioteca digital, cujo acervo foi abastecido por mais de mil instituições da União Européia.
Reúne mais de dois milhões de textos, vídeos, áudios e fotos dos mais importantes centros de estudos, bibliotecas e museus da Europa, apresentados em todas as línguas dos 27 Estados-membros da instituição.
Estão lá reproduções de obras de van Vermeer às de Francis Bacon (a exposição, homenagem aos 100 anos do notável pintor irlandês, fica no Metropolitan de NY somente até o próximo dia 16), da Nona Sinfonia de Beethoven às árias cantadas por Maria Callas, da “Divina Comédia” ao “Two Songs for Heidli Anderson” de Auden. Fora mapas e ilustrações raras como um mapa da costa brasileira, publicado em Portugal em 1784.
Mas olhe aí, gente. Se vocês acham isto pouco, podem também dar um pulinho na World Digital Library (WDL), projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO, na Internet desde 21 de abril passado.
Ali vocês vão encontrar o Genji Monogatari, do século XI, considerado o primeiro romance literário do mundo, reproduções de uma pintura africana de 8.000 anos ou, ainda, do Waldseemüller, de 1507, primeiro mapa-mundi a reproduzir o continentea americano. Querem mais? Então, tomem fôlego e…
Cliquem aqui para acessar a Europeana
e aqui para acessar a World Digital Library
[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]