O plástico irá extinguir a vida na terra

O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor.
Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.

Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.

Segundo um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do XXI, pois se estima que todos os anos 13 milhões de toneladas de lixo plástico são depositados na natureza. Outro problema mostra que 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi utilizado uma única vez antes de ser descartado.

Quando se fala em reciclagem, apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. Esses são apenas alguns dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente.

A poluição plástica ainda afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, uma vez que o descarte incorreto na natureza, polui aquíferos e reservatórios.

Além disso, o material lançado de modo indevido no meio ambiente contribui para entupimentos e enchentes, propicia condições de proliferação de vetores como a dengue.

O plástico irá extinguir a vida na terra.
O corpo humano também é vulnerável à contaminação por resíduos plásticos em fontes de água, que podem causar alterações hormonais, distúrbios de desenvolvimento, anormalidades reprodutivas e câncer. Os plásticos são ingeridos através de frutos do mar, bebidas e até mesmo sal comum, mas também penetram na pele e podem ser inalados quando suspensos no ar.

Houvesse sido redigido agora, os quatro cavaleiros do Apocalipse (a Bíblia nos apresenta os quatro cavaleiros do Apocalipse: Morte, Guerra, Fome e Pestilência) certamente o plástico seria o quinto cavaleiro.

Share the Post:

Artigos relacionados