Arquivo

Cecília Meireles – Poesia – 20/01/24

Boa noite Agitado Cecília Meireles Os violinos choram, soturnos, Dentro da noite morta e triste, Elegias vãs de Noturnos… E nada existe… nada existe… Sombras. A câmara apagada… Sombras… Meu vulto é longe… ausente… Silencio… Calma… Sonho… Nada… Vago, leve, indecisamente… Noite. Que noite!… Pelas bordas Das jarras negras, morrem lírios… Chopin. Falecem pelas cordas Tremulas trêmulos martírios… Andam, no vento, aromas soltos, Saudades lentas… Alto, passa O véu do luar nos céus revoltos, Cheiros de signos de desgraça… No livro “Nunca mais… e poema dos poemas”. 1923.

Leia mais »

Ex-libris

O ex-libris é uma espécie de gravura inserida geralmente nas primeiras folhas de um livro ou na contracapa, contendo o nome ou as iniciais do proprietário e podendo, através de uma imagem ou texto, indicar sua profissão, seus gostos, seu ideário. Por meio do ex-libris é que os bibliófilos, ou os leitores que prezam os seus livros e se orgulham da sua biblioteca, costumam personalizar cada um dos seus volumes. Daí, justamente, a origem do nome: em latim, ex libris significa “dentre os livros de”, “da biblioteca de”. A expressão – às vezes também se usava ex-dono ou ex-biblioteca – inscrita no corpo da obra seguida do nome do proprietário, indicava a sua proveniência.

Leia mais »

Collor, Bolsonaro e Moro continuarão soltos

Só dá pra acreditar que haverá prisões do Marreco e do Mentecapto quando colocarem o Collor, já condenado, em cana. O homem branco e rico no Brasil – raríssimas e pontuais exceções – não sabe o que é cadeia. A prisão desse “coronelzinho” das Alagoas, seria um bom exemplo de alguma mudança. Dizem…que o Marreco está próximo, até acredito que vá antes do inelegível, agora em se tratando do Mentecapto, o que ouço de juristas é que não pode haver pontas soltas, “brechas”  por causa da comoção do gado. Ao fim e ao cabo nenhum dos sacripantas será preso.

Leia mais »

Penitenciárias no Brasil

As penitenciárias do Brasil são uma bomba-relógio em contagem regressiva. Isso não é lugar comum, é fato. E se o Ministério da Justiça não tomar consciência disso será uma violência incontrolável, quando essa bomba explodir.

Leia mais »