Arquivo

Cretino-proof – um mundo à prova de cretinos.

Patricia Campos Mellohttp://blog.estadao.com.br/blog/patricia/ “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”Eu sempre fiquei um pouco perplexa com essa placa que passaram a afixar na porta dos elevadores no Brasil. Certamente esse aviso deve ter sido adotado por razões de segurança, por algum acidente que ocorreu. Mas para mim, não deixa de soar idiota. A não ser que você tenha instintos suicidas, por que você pularia no poço do elevador? Cheguei à conclusão que, após a onda dos equipamentos child-proof, como janela de carro que não abaixa muito, isqueiro com trava, temos agora uma profusao de equipamentos cretino-proof.Aqui nos Estados Unidos, pelo menos, tudo é cretino-proof. Um colega jornalista me contou, outro dia, que aqui as garrafas de champanhe e vinho espumante vêm com os seguintes dizeres – não use saca-rolha. Meu Deus. O alvejante de roupas que eu comprei tem um alerta bem grande na embalagem: Não reutilize como garrafa de bebidas. Ufa, ainda bem que avisaram.Fora o alerta acaciano da lasanha congelada que está na minha geladeira. Antes de consumir, descongele. Ah, bom. No molho de salada que eu comprei, vinha uma frase bem vistosa, em letras grandes – fica delicioso com cebola roxa. Logo abaixo, em letras pequenas – não contém cebola roxa. E não adianta reclamar.O sabonete tem uma instrução curiosa – use como sabão normal. (como será o outro uso do sabão ou o outro tipo de sabão? Sem enxágüe?) Bom, mas faz sentido. Li outro dia que as fábricas de computador estavam pensando em colocar uma tecla a mais no teclado – a tecla any (qualquer). Isso porque toda vez que aparecia aquele aviso na tela – aperte qualquer (any) tecla quando estiver pronto – muitos usuários ligavam para o SAC para dizer: Não consigo achar a tecla “qualquer”. PS: Estou olhando o rótulo da lata de amêndoas salgadas e torradas que comi ontem. Este não é um rótulo cretino-proof, é um rótulo que faz eu me sentir uma cretina.Diz o seguinte: Lata de Amêndoas Torradas e Salgadas Observação: pode conter amendoim, castanha, pecã, avelã, trigo….a vida é mesmo uma caixinha de surpresas… PS2 – OK, eu sei que muitas dessas declarações têm como único objetivo resguardar as empresas de processos, nesta terra que é o paraíso das indenizações. Mesmo assim, cada declaração idiota…

Leia mais »

Tecnologia – Bateria para celular.

Foi apresentada, na China, uma célula de combustível para celular pesando 45 gramas, usa gás hidrogênio para produzir eletricidade e mede apenas 2,4 centímetros de profundidade por 7 centímetros de comprimento.

Leia mais »

Internet – Videos e virus

Segundo a BBC, Londres, cresce número de vírus disseminados por vídeos online. Os vírus são acoplados a decodificadores usados na leitura de vídeos. As empresas dizem que vêm recebendo mais reclamações de vírus acoplados a “codecs”, os decodificadores necessários para leitura de alguns formatos de vídeo. Alguns dos decodificadores contaminados permitem que o usuário rode vídeos da rede, para então atacar o computador com “spyware” – softwares que ficam escondidos na máquina, muitas vezes sem o conhecimento do dono, e podem fornecer informações do usuário para terceiros. Esse tipo de decodificador também pode instalar “adwares”, programas que mostram uma propaganda no computador contaminado e enviam informações sobre os hábitos de navegação do internauta. Novas tecnologiasSegundo David Robinson, chefe da empresa Norman Sandbox na Grã-Bretanha, além de decodificadores individuais, os vírus estão aparecendo também em softwares que oferecem vários tipos de “codecs” juntos. Muitas vezes, o download é aprovado pelo sistema antivírus. Mas, uma vez instalado, o decodificador acessa outros sites que infectam o computador.Para Robinson, o crescimento do número de decodificadores contaminados é apenas mais um exemplo de como criminosos modernos avançaram desde os dias em que um vírus só era transmitido através de e-mails. Hoje em dia os hackers, segundo ele, mantêm uma gama variada de métodos de ataque.Sites como o YouTube e o Revver têm processos mais simples e não requerem decodificadores.Mas, para David Emm, consultor de tecnologia da empresa de antivírus Kaspersky Labs, é apenas uma questão de tempo até que os hackers comecem a infectar vídeos desses sites. “O YouTube é, quase por definição, desregulado”, disse Emm.Já há relatos de empresas de “spyware” usando a popularidade de clipes inicialmente postados no YouTube ou no site de relacionamentos MySpace para infectar mais computadores.Segundo os especialistas, datas comemorativas, como o Dia das Bruxas, nesta terça-feira, costumam gerar um volume ainda maior de ataques.

Leia mais »

Internet – Publicidade.

Dados divulgados pela Inter Meios, na revista Meio&Mensagem, informam que 2% da verba publicitário no Brasil foi aplicada na Internet. A publicidade on line no Brasil faturou R$158 milhões no primeiro simestre de 2006, o que aponta um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2005. É evidente que, aos poucos a mídia Internet vai ganhando a confiança dos anunciantes. O caminho ainda longo porém promissor. Depoimentos atestam que anunciantes repetem a experiência de anunciar on line.

Leia mais »