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17% dos deputados estão ligados a “lobby” da cerveja

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Brasil: da série “o tamanho do buraco”
Lei que limita publicidade de bebida é afogada por “lobby” no Congresso.

Inúmeros estudos médicos, sociológicos e antropológicos, entre outros, comprovam o dano causado pelo consumo de álcool. Desde simples discussões, passando por lesões corporais e homicídios, até a cataclismíca tragédia dos acidentes de trânsito.

A influência altamente perniciosa na formação de corações e mentes das crianças e adolescentes, já é motivo suficiente para assim com foi feito com o cigarro, a publicidade de bebidas seja definitivamente proibida.

Impressiona, entristece e decepciona, assistir artistas famosos e formadores de opinião, emprestarem sua imagem e credibilidade para em troca de generosos cachês, induzirem os jovens ao consumo de bebidas alcoólicas.

Para entender porque não se consegue legislar sobre esse assunto, veja os dados obtidos por pesquisa publicada na Folha de São Paulo
Por Angela Pinho e Maria Clara Cabral

Levantamento na Câmara aponta que, dos 513 parlamentares, 87 (16,96%) estão ligados a empresas com interesses contrários à regulamentação da publicidade de cerveja.

A pesquisa, realizada pela Folha a partir de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que quase um em cada cinco deputados têm concessões de rádio e televisão e/ou receberam doações de campanha da indústria de bebidas e de comunicação – que em 2006 superou os R$ 2 milhões.

Nesta semana, o projeto que restringe a propaganda de bebidas com baixo teor alcoólico, inclusive a cerveja, entre as 6h e as 21h em rádio e televisão, foi retirado da pauta de votações da Câmara, a pedido do governo, após resistência de líderes partidários.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

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José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

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