• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

YouTube ganha encurtador de URLs próprio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O YouTube acaba de anunciar que, a partir de hoje, terá um encurtador de endereço próprio: o youtu.be.

Voltado exclusivamente para o site de vídeos, o recurso terá duas utilidades primordiais, de acordo com a equipe do Google. A primeira, mais óbvia, é comprimir um endereço e facilitar a vida de desenvolvedores e usuários comuns; já a segunda é trazer uma maior segurança aos que navegam em redes sociais, que poderão saber no que estão clicando.

YouTube ganha encurtador de URLs próprio
Para usar o encurtador, o internauta pode configurar sua conta em “Compartilhamento de atividade” nas configurações pessoais do YouTube, clicando em “AutoShare”, que pedirá a integração com Facebook, Twitter e Google Reader. Ao selecionar uma ou mais redes sociais, os usuários terão os endereços comprimidos automaticamente quando compartilharem vídeos do site.

Outra maneira de utilizar o encurtador de URLs do YouTube é por substituição manual. Basta pegar um endereço cheio (por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=FdeioVndUhs), cortar o “www” e o “watch?v=”, e usar o “youtu.be”. Assim, o endereço exemplificado anteriormente ficará: http://youtu.be/FdeioVndUhs .

A integração reforçada com Twitter e Facebook

Como se pode perceber pela interação do encurtador de URL, o YouTube também está testando um aspecto mais social no YouTube em que troca informações dos usuários com Twitter e Facebook.

Por enquanto, esta ferramenta chamada de “AutoShare” facilita a busca por contas de amigos no YouTube e integra os feeds de notícias das redes sociais com os canais de vídeos. Em outras e poucas palavras, faz com que os vídeos subidos vão automaticamente para os perfis dos usuários em outras redes, trazendo mais pessoas para o site.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me