• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Vittoria Colonna – Versos na tarde – 17/08/2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando me oprime…
Vittoria Colonna¹

Quando me oprime o peso do pecado,
Confusa, o olhar não ergo ao Criador;
Levanto o coração fiel, Senhor,
A Vós, por nosso amor crucificado.

Escudo em Vossas chagas tenho achado
Contra a ira divina e seu rigor;
Segura estou em Vós de que o temor
Em esperança e paz será mudado.

Em Vossa última noite suplicastes:
“Une, ó Pai, lá nos céus, quem em mim crê”.
Foi por nós Vossa prece derradeira.

Sem medo, pois, e (glória a Vós) com fé
Minh’ alma louva o zelo em que abrasastes
Com Vossa vida, minha culpa inteira.

¹Vittoria Colonna
* Nápoles, Itália – Abril de 1490 a.C
+ Itália – 25 de Fevereiro de 1547 a.C

Marquesa de Pescara, filha de Fabrízio, condestável do reino de Nápoles. Poetisa excelente e inteligência marcante do século XVI. Em 1509, casou-se com Fernando d’Avalos, marquês de Pescara, morto em combate, em 1525. Era uma apaixonada pelo marido, cuja morte chorou em poemas considerados admiráveis. Tem um lugar de destaque no quadro da poesia feminina da Itália.

Grande amiga de Miguel Ângelo, mas as relações, entre ambos, não ultrapassaram as raias do amor platônico. Ela definiu assim os seus contatos com o grande artista: “amizade estável e firmíssimo afeto”.

Escreveu 352 sonetos.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me