Vírus simula tela do navegador para invadir computadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Malware sofisticado identifica navegador e falsifica tela de aviso

As técnicas de engenharia social dos fabricantes de malwares estão evoluindo. Confundir o visitante prometendo um software útil é algo fácil e que já foi bastante explorado. Mas recentemente um novo malware apareceu com mais sofisticação.

Navegadores recentes têm proteção anti-phishing, que exibem um alerta ao entrar num site identificado como malicioso. Pois bem: o malware imita essa página, criando versões para o IE, Firefox e Chrome, dependendo do navegador do usuário – afinal esses três são os mais usados.

Até usuários com certa experiência poderiam cair na armadilha caso não lessem direito. Veja:

A página falsa pede para baixar uma solução de segurança (o que as verdadeiras não fazem), e o malware se parece bastante com um programa de segurança do Windows. Imita os ícones e a disposição dos elementos na tela:

Como se não bastasse, o programa parece real. Faz uma verificação em arquivos (fake, claro) e exibe problemas, mas para corrigi-los é necessário comprar o produto. A página de download é uma cópia adaptada da página do anti-vírus da Microsoft, o MSE. Realmente é um trabalho bem feito:

Para se fazer passar por uma página verdadeira o site do malware até linka para o centro de proteção da Microsoft!

Na semana passada a MS publicou uma nota comentando o caso, e identificou o malware como Rogue:MSIL/Zeven.

Usuários comuns precisam ficar espertos, para tudo isso um dia acabar teria que haver uma forma de conscientização dos novatos. Os mais experientes deveriam ajudar os familiares e amigos a evitarem essas armadilhas, dando algumas dicas de como diferenciar telas fakes das reais.

Algumas pessoas bem “cabeça-dura” podem ser difícies de convencer, mas ataques que usam engenharia social normalmente só dão certo porque eles têm seus públicos. Uma coisa é certa, isso não é de hoje e não vai acabar tão cedo.

Pelo que tudo indica o Security Essentials atualizado já é capaz de removê-lo. Todavia parece que as mensagens do malware foram publicadas apenas em inglês, então não deve ter afetado brasileiros.

blog GDH.Net

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me