Cachalote achado morto na Indonésia engoliu 6 kg de plástico


Estômago do cetáceo continha centenas de pedaços de resíduos plásticos, entre copos, garrafas e até chinelos. Cinco países asiáticos, entre eles a Indonésia, são responsáveis por 60% desse lixo nos oceanos.

Vida Selvagem ,Ambiente, Ecologia ,Animais, Oceanos Poluição ,Plástico, MeioAmbiente ,EcologiaHomens extraem resíduos plásticos de carcaça de cachalote na Indonésia

A Indonésia diz investir um bilhão de dólares por ano para reduzir os detritos plásticos no mar em 70% até 2025

Um cachalote encontrado morto num parque nacional na Indonésia tinha quase 6 kg de resíduos plásticos no estômago, incluindo 115 copos e dois pares de chinelos, comunicaram autoridades do parque nesta terça-feira (20/11).

O cetáceo de 9,5 metros de comprimento foi encontrado em águas rasas perto da ilha de Kapota, que faz parte do Parque Nacional de Wakatobi, a sudeste de Sulawesi, afirmou a direção do parque.


Você leu?: Como um país pode despoluir suas águas


A causa da morte é desconhecida, mas funcionários do parque encontraram quatro garrafas e 115 copos de plástico, 25 sacos plásticos, dois chinelos e um saco com mais de mil pedaços de linhas no estômago do animal.

A carcaça foi enterrada nesta terça-feira na maré alta, e os restos mortais serão usados para fins de estudo pela academia local de fuzileiros navais.

O parque é famoso entre os mergulhadores por sua grande área de recifes e pela vida marinha diversificada, que inclui arraias e baleias.

O cachalote é o maior animal com dentes no planeta. O cetáceo, que pode medir até 20 metros de comprimento, não faz parte da família das baleias, embora similaridades físicas levam muitos a descrever o cachalote como o arquétipo por excelência da baleia – muito também por seu protagonismo na obra Moby Dick, de Hermann Melville.

Em junho, a descoberta na Tailândia de uma baleia-piloto morta com 80 pedaços de lixo plástico em seu estômago virou manchete mundo afora.

Cinco países asiáticos – China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia – são responsáveis por até 60% dos resíduos plásticos que vão parar nos oceanos, segundo um relatório de 2015 da organização de ativismo ambiental Ocean Conservancy e do Centro de Negócios e Meio Ambiente da consultoria McKinsey.

A Indonésia, segunda colocada atrás da China no estudo de 2015 de má gestão de resíduos plásticos de populações que vivem perto de áreas costeiras, prometeu investir 1 bilhão de dólares por ano para reduzir os detritos plásticos no mar em 70% até 2025. Atualmente, o país produz 3,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, dos quais 1,29 milhão de tonelada acaba nos oceanos.

PV/rtr/ap

Postado na categoria: Ambiente & Ecologia, Animais, Natureza, Oceanos, Poluição - Palavras chave: , , , , , ,

Leia também:

Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos
Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos

Tecnologias de "recarga automática" de carros elétricos nas estradas já estão em funcionamento em alguns lugares

August 17, 2019, 11:25 am
População da Etiópia planta 350 milhões de árvores em apenas 12 horas
População da Etiópia planta 350 milhões de árvores em apenas 12 horas

Objetivo é semear 4 bilhões de plantas nativas

August 6, 2019, 11:31 am
Imagens mostram avanço do garimpo ilegal na Amazônia em 2019
Imagens mostram avanço do garimpo ilegal na Amazônia em 2019

O crescimento dos focos de garimpo ocorre

August 13, 2019, 12:58 pm
Como nosso cérebro atrapalha o combate às mudanças climáticas
Como nosso cérebro atrapalha o combate às mudanças climáticas

Sabemos que o aquecimento global está acontecendo

August 5, 2019, 12:03 pm
Dados mostram explosão do desmatamento na Amazônia
Dados mostram explosão do desmatamento na Amazônia

Devastação da floresta em julho cresce 278%

August 7, 2019, 11:21 am
Água: Insumo econômico e direito humano
Água: Insumo econômico e direito humano

País viveu experiência de que é possível ter falta d’água mesmo com maior estoque hídrico do planeta: 12% da água doce superficial

July 30, 2019, 11:42 am