Trabalho Infantil: vergonha nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Brasil: da série “o tamanho do buraco”!

Enquanto a caravana passa…

O IBGE, para vergonha de todos nós, que houve no Brasil um aumento de 16 mil empregados no trabalho infantil, na faixa de 10 a 14 anos – equivalente a 17,58%.

Para exemplificar, no Rio de Janeiro mais mil crianças viraram trabalhadores, dobrando o número em relação a 2006.

Cresceu, também, o número de adolescentes com idade de 16 a 17 anos no mercado de trabalho – proibido por lei desde o ano passado.

“O futuro do emprego doméstico no Brasil”, fórum coordenado pelo portal Doméstica Legal, discutirá esse tema, com a participação do desembargador federal Siro Darlan – ex-juiz da Infância e Adolescência no Rio -, que falará sobre o trabalho infantil e suas consequências legais. Será dia 10 de novembro, na Associação Comercial do Rio.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me