Tópicos do dia – 05/08/2012

08:51:41
Gurgel cita fato novo e pode retardar julgamento.

Foi considerada muito competente a denúncia do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no julgamento do mensalão, mas ele optou pela ousadia ao apresentar como prova de corrupção passiva a votação da Lei de Falências, quando parlamentares receberam dinheiro para aprová-la. Isto não está na denúncia, nem nas alegações finais, e como fato novo levado ao julgamento, pode provar a sua suspensão.

Contraditório
Advogados de defesa estudam pedir terça-feira, em questão de ordem, a suspensão do julgamento no STF para oferecimento do contraditório.

10:31:16
Peluso pode sair do STF sem votar no mensalão.

Em menos de um mês, a 3 de setembro, o ministro Cezar Peluso vai se aposentar e certamente não participará da votação sobre o mensalão – processo que tramitou sob sua gestão, na presidência do Supremo Tribunal Federal. A única possibilidade é se o processo de votação tiver começado e ele pedir antecipação de voto. Peluso não aparenta, mas completa 70 anos e pela Constituição será obrigado a se aposentar.
coluna Claudio Humberto 

16:24:54
Censura: e eu que pensava que era coisa do somente do PT.
Gilmar Mendes pede à PF investigação da Wikipédia no Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representou à Polícia Federal pedindo a abertura de investigação contra a Wikipédia. O ex-presidente do STF fez gestões junto ao conselho editorial da enciclopédia virtual no Brasil para corrigir o que avalia estar distorcido em seu verbete , que considerou ideológico. Sem êxito junto aos editores, decidiu investir contra o produto. Para ele, a Wikipédia está “aparelhada”.

A parte do verbete que deu causa à reação do ministro foi a que reproduz denúncia da revista Carta Capital que ele contesta judicialmente. Gilmar sustenta que por ser uma enciclopédia, o verbete deve ser estritamente informativo sobre o biografado, sem absorver avaliações de terceiros ou denúncias jornalísticas. Ele se queixa também de o trecho reproduzido da revista ocupar seis parágrafos, muito mais que o espaço dispensado à sua carreira, inclusive o mandato de presidente do STF, resumido a um parágrafo. A carreira de Gilmar no STF completou dez anos.

Paralelamente, Gilmar prepara uma representação ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigação do uso de recursos públicos para financiamento de blogs de conteúdo crítico ao governo e instituições do Estado. Ele quer saber quanto as empresas estatais destinam de seus orçamentos para esse tipo de publicidade. Gilmar argumenta que não se pode confundir a liberdade constitucional de expressão com o emprego de dinheiro público para financiar o ataque às instituições e seus representantes.
João Bosco Rabelo/Estadão 

18:10:45
Atirador invade templo nos Estados Unidos e deixa ao menos seis mortos e três feridos.

Ataque contra comunidade sikh aconteceu na manhã deste domingo.
Um atirador invadiu um templo religioso sikh em Wisconsin, nos Estados Unidos, matou ao menos seis pessoas e deixou três gravemente feridas. O ataque ocorreu por volta das 10h25 (12h25 de Brasília) na pequena cidade de Oak Creek, de 35 mil habitantes. O assassino foi morto em troca de tiros com um policial, que saiu ferido.

O local está cercado, e os policiais fazem no momento uma varredura da região. Suspeitou-se de um segundo atirador, mas a hipótese já foi descartada pela polícia.

Bradley Wentlandt, chefe de polícia do condado de Greenfield, confirmou ainda que quatro pessoas foram encontradas mortas dentro do local e três do lado de fora. Uma das vítimas gravemente ferida passa por cirurgia neste domingo, e outra está no centro de tratamento intensivo, segundo Carolyn Bellin, uma porta-voz do Milwaukee’s Froedtert Hospital. Kathy Moran, supervisora de enfermagem no hospital Columbia St. Mary, em Milwaukee, disse que havia de oito a 20 pessoas feridas, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Um jornal da região, o Milwaukee Journal Sentinel, citando um membro da comunidade sikh, afirmou que o agressor era um homem branco com cerca de 30 anos, que começou a atirar mesmo antes de entrar no templo. De acordo com o jornal, ao menos 50 pessoas estavam no templo para uma oração matinal, e muitas conseguiram fugir ao ouvir os tiros.
Veja/Abril.com


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Mais artigos

Poesia – 19/00/2021

Boa noite. Ar de noturno Garcia Lorca:   “Tenho muito medo das folhas mortas, medo dos prados cheios de orvalho. eu vou dormir; se não

Artes Plásticas

𝘌𝘶𝘨𝘦𝘯𝘪𝘰 𝘙𝘦𝘤𝘶𝘦𝘯𝘤𝘰 – st sd.