As igrejas da Polônia comunista

Construídos sob condições difíceis, os extraordinários edifícios modernistas são uma excelente contribuição para a arquitetura do século XX, segundo Clare Dowdy.

Nas cidades e vilas da Polônia, 3.000 igrejas foram construídas entre 1945 e 1989. Estranhamente, esse boom ocorreu apesar do fato de a religião ter sido contrária à ideologia do partido comunista no poder. Nem legais nem proibidas, essas igrejas – muitas delas impressionantes que parecem ter chegado do espaço sideral – foram uma dádiva de Deus para arquitetos.

Sob o comunismo polonês, não havia economia de livre mercado. “Era impossível estabelecer uma prática arquitetônica”, explica Izabela Cichońska, coautora do livro Day-VII Architecture, que cataloga essas igrejas.

A Igreja da Divina Misericórdia é uma façanha impressionante da arquitetura

Assim, os arquitetos – que passavam seus dias em escritórios de design estaduais criando casas, escolas, instalações industriais e centros culturais – trabalhavam nas igrejas em seu tempo livre. “Foi uma grande oportunidade para um arquiteto projetar, fora das estruturas de escritório”, acrescenta ela. “Eles podiam experimentar formulários e assumir a responsabilidade por seus próprios projetos, podiam aprender a executar suas próprias idéias e tiveram a chance de criar seu próprio método de trabalho.” A longo prazo, isso os manteria em boa posição.

São a contribuição polonesa mais distinta para o patrimônio arquitetônico do século XX – Kuba Snopek
O co-autor do dia VII da arquitetura, Kuba Snopek, confirma: “Na maioria das vezes, esses edifícios foram criados por uma jovem geração de arquitetos … que viam projetar igrejas como uma maneira de realizar suas ambições criativas. Esse tipo de arquitetura precisava, portanto, de uma linguagem totalmente nova de expressão e pós-modernismo, que se infiltrava no Ocidente.”

A Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz é uma criação única

Ele e Cichońska passaram um ano e meio coletando dados sobre essas estruturas, muitas das quais desconhecidas fora de sua paróquia. É a primeira vez que eles são tratados como um fenômeno arquitetônico. Apesar ou talvez por causa de sua natureza quase clandestina, esses edifícios são “a contribuição polonesa mais distinta para o patrimônio arquitetônico do século 20”, diz Snopek. “Através do nosso projeto, estávamos tentando infligir uma noção de orgulho, pois muitas dessas igrejas são as melhores peças de arquitetura em sua área.”

A maioria deles contrasta marcadamente com seus vizinhos pré-fabricados, modernistas e concretos: os vastos conjuntos habitacionais a que serviam. O arquiteto Wojciech Jarząbek – um dos principais representantes do pós-modernismo na Polônia – compara as duas experiências. “Nós já tínhamos vários anos cheios de trabalho apaixonado em um projeto habitacional para 23.000 habitantes”, diz ele, “mas isso terminou com forte frustração depois de ver a péssima qualidade da execução e de não ver no local nenhum dos detalhes arquitetônicos que tinha projetado. ” Ele queria que sua Igreja de Nossa Senhora, Rainha da Paz em Wroclaw “contrastasse … com a arquitetura circundante”.

A Igreja do Espírito Santo, em Tychy, foi projetada por Stanislaw Niemczyk

Mesmo quando a habitação e a casa vizinha de Deus tinham o mesmo arquiteto, o estilo era diferente. Foi o caso de Henryk Buszko e Aleksander Franta, que projetaram a Igreja da Santa Cruz e Nossa Senhora Curadora dos Enfermos em Katowice, cercada por seu próprio conjunto habitacional. “Este exemplo mostra que a Polônia dos anos 80 realmente tinha duas arquiteturas paralelas”, diz Snopek, “uma patrocinada e controlada pelo Estado e a outra pela Igreja Católica”.

A distinta e angular Igreja de São Adalberto, Bispo e Mártir

Mas se o comunismo não permitiu a religião, como essas igrejas conseguiram o êxito? Tudo se resumia a uma mistura de fé forte e política pragmática. “Todos os primeiros secretários do PZPR (Partido Comunista) em cidades como Glogów eram profundamente religiosos e se tornaram secretários do partido apenas por terem uma carreira”, explica o arquiteto Jerzy Gurawski no Dia-VII Architecture. Ele projetou três igrejas, incluindo a Igreja da Virgem Maria de Glogów, rainha da Polônia. Esses funcionários precisavam de um lugar para se casar e para que seus filhos fossem batizados.

Uma nova onda

Enquanto isso, segundo os autores, a maior onda de construção de igrejas foi desencadeada por um evento político: as paralisações gerais organizadas pelo influente sindicato Solidariedade em 1980. “Após as greves, o governo fez concessões à Igreja Católica, ”Explicam os autores. “Para aliviar o clima revolucionário … eles começaram a emitir licenças de construção anteriormente indisponíveis” para as igrejas.

Apesar da festa visual que as melhores dessas igrejas representam, sua construção é talvez ainda mais extraordinária do que seu design. O equipamento de construção controlado pelo estado não estava disponível e também não havia acesso a materiais de construção. Ambos tiveram que ser emprestados, retirados ou inventados, ao estilo de Heath-Robinson.

O interior arejado da Igreja de St Adalbert, o Bispo e o Mártir

Quanto ao trabalho, “aqueles que se opunham ao regime se reuniram em torno da Igreja e foram inspirados a apoiar a construção de novos locais de culto”, relata o arquiteto Maciej Hawrylak no livro. Aqui, o Solidariedade ajudou indiretamente novamente, ganhando sábados grátis (reduzindo a semana de trabalho de seis para cinco dias), o que permitia aos trabalhadores tempo livre para trabalhar em sua igreja local.

Os métodos construídos à mão, usando pedra e tijolo, contrastavam fortemente com o modernismo pré-fabricado de concreto em outros locais das obras polonesas. “Dada a falta de acesso a maquinaria, indústria e materiais modernos, esse movimento foi ideológico e pragmático”, segundo os autores.

As igrejas foram cuidadosamente construídas, usando todos os meios disponíveis

Os resultados podem ser surpreendentes, como a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz, em Wrocław, por Jarząbek, Jan Matkowski e Wacław Hryniewicz, “uma forma pós-modernista complementada por incríveis trabalhos em pedra e tijolo”, diz Snopek.

Do amanhecer ao anoitecer, transportamos concreto em baldes até conseguirmos terminar os quadros – Stanislaw Niemczyk
Para reunir voluntários, os padres usavam o púlpito da igreja semanalmente. O arquiteto Marian Tunikowski narra a história pouco ortodoxa de como foi construída a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Polônia em idwidnica. “Cerca de 100 a 150 pessoas chegaram ao canteiro de obras, sem saber o que fariam naquele dia. A maioria deles não possuía experiência prática em obras. ” Como era impossível se apossar de um guindaste, “essa igreja emergiu de uma floresta de andaimes de madeira – assim como na Idade Média”, acrescenta ele.

Pedra ou tijolo foram amplamente utilizados na construção das igrejas

Stanisław Niemczyk – arquiteto de cinco igrejas, incluindo a Igreja do Espírito Santo em Tychy – teve uma experiência semelhante quando os misturadores de cimento industriais não estavam disponíveis. No passado, cada família na Polônia tinha um misturador de concreto formado a partir de uma roda de bicicleta e um barril, e estes eram usados. “Desde o amanhecer até o anoitecer, transportamos concreto em baldes até conseguirmos terminar as molduras”, diz ele no livro.

Além de geralmente ser mais bem pago do que o trabalho do governo, o design da igreja poderia atuar como um trampolim para uma carreira profissional nos anos 90, após o colapso do comunismo em 1989. “A grande maioria dos escritórios de arquitetura (junto com desenvolvedores e pequenas empresas de construção) quem dominou o mercado nos anos 90 teve suas raízes na construção de igrejas ”, diz Snopek.

O interior da Igreja de São Domingos é uma prova da habilidade de seu arquiteto e construtor.

Foi o caso de Tunikowski, que montou seu próprio consultório. Da mesma forma, Jarząbek, que projetou a loja de departamentos Solpol em Wrocław, visto como um ícone da arquitetura pós-moderna polonesa. “Mas o número um (projeto) do meu portfólio é a nossa igreja”, diz Jarząbek.

Dada a natureza da construção, os trabalhos de construção continuaram por anos e o último projeto não foi concluído até 2004. Eles permanecem um instantâneo no tempo, porque nenhuma igreja foi construída desde esse período frenético. Como Snopek coloca: “O país está saturado”.

Fotografias de Maciej Lulko

Dia-VII Arquitetura: Um catálogo de igrejas polonesas pós 1945 é publicado por DO

Arquitetura – Catedral de Milão, Itália

A maioria das pessoas não fica surpresa ao saber que a maior catedral do mundo está localizada no coração do Vaticano. Para se aproximar do recorde de São Pedro, no entanto, eles teriam que desafiar a segunda maior catedral católica do mundo, o Duomo di Milano

Localizado na cidade de Milão, no norte da Itália, este enorme edifício é uma das estruturas mais impressionantes e intrigantes da Europa. Construída de forma constante ao longo de quase seis séculos e com elementos de design de vários estilos, é uma catedral fascinante como nenhuma outra.

Il Duomo di Milano
Origens
A localização de uma igreja é importante, e muitos arqueólogos acreditam que a localização do Duomo era um local sagrado romano por séculos antes da chegada do cristianismo. A primeira catedral católica naquele local era conhecida como Santa Tecla, construída por volta de 355 CE. Seu batistério ainda pode ser visto nas ruínas sob o Duomo, que os turistas podem visitar hoje. Mais tarde, uma segunda basílica foi construída ao lado de Santa Tecla, chamada Santa Maria Maggiore.

Por quase mil anos, essas duas catedrais cumpriram seus deveres. No entanto, no século XIV, eles foram danificados pelo fogo e pelo tempo. Em 1386, o arcebispo de Milão, Antonio da Saluzzo, anunciou que Milão construiria uma nova catedral para substituir Santa Tecla e Santa Maria Maggiore.

A nova estrutura foi parcialmente para celebrar a chegada de um novo senhor de Milão, Gian Galeazzo Visconti, que estava substituindo seu antigo governante tirânico. A nova igreja foi dedicada a Santa Maria Nascente, e a construção começou em 1387.

Design e Construção
O arcebispo e o novo senhor de Milão queriam construir uma catedral que faria as pessoas se maravilharem com a glória de Deus e o poder da cidade. Mas que estilo eles deveriam usar? Milão tem uma história interessante como parte da cultura italiana e separada dela. Na época, era mais politicamente conectada à França que a Roma, e a nova catedral foi projetada em uma variação local do estilo gótico.

Esse estilo estava no auge de sua glória na época (Notre Dame em Paris foi concluída apenas 40 anos antes), por isso foi uma escolha oportuna. Afinal, Milão é um lugar onde a moda importa.

Visconti estabeleceu uma guilda de artesãos chamada Fabbrica del Duomo, encarregada de construir a estrutura real. O projeto atraiu imediatamente construtores, artesãos e artesãos de toda a Europa. Muitos historiadores se referem ao estilo gótico da época como o gótico internacional, e esse nome é muito apropriado aqui.

Milão sempre foi uma cidade internacional, uma encruzilhada entre o norte, o sul e o oeste da Europa, e a construção do Duomo refletia isso. Cada trabalhador trouxe experiência e gostos de sua própria parte da Europa e, como resultado, dezenas de motivos distintos de todo o continente podem ser encontrados em todo o design do Duomo.

Arquitetura – Templos

Templo de Hathor, Dendara, Egito

Arquitetura,Blog do Mesquita, Temple of Hathor, Dendara, Egypt

Gloucester Cathedral, EnglandArquitetura,Blog do Mesquita,Gloucester Cathedral, England

Catedral de St Isaac – S.Petesburgo,RússiaArquitetura,Blog do Mesquita, Saint Isaak's Cathedral ~ St. Petersburg, Russia

Church of Our Savior on the Spilled Blood
St. Petersburg,RússiaArquitetura,Blog do Mesquita, Church of Our Savior on the Spilled Blood in St. Petersburg

Igreja de St. Matthias Church,BudapestArquitetura,Blog do Mesquita,St. Matthias Church in Budapest

Igreja de St.Anna’s Church
Cracóvia,PolôniaArquitetura,St Anna’s Church, Krakow, Poland,Blog do Mesquita

Arquitetura – Templos

Mesquitas em Mali, ÁfricaFotografia: Autor não identificado

Fotografia de Peter Menzel

Fotografia de JSTOR, via Flickr

Fotografia de autor não identificado

Fotografia de autor não identificado

Fotografia de Inaki Caperochipi

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