Programa identifica e corrige falhas no Windows

Ferramentas,Blog do MesquitaDependendo da maneira como o computador é usado, em pouco tempo o sistema começa a apresentar lentidão, interrupção inesperada da execução de programas e, em caso extremos, o usuário pode se tornar vítima de pragas virtuais.

Embora as versões mais recentes do sistema operacional Windows tenham apresentado ferramentas de diagnóstico para auxiliar o usuário na realização de manutenções preventivas, nem sempre é uma tarefa simples para quem possui conhecimentos básicos em informática.

E em muitos casos, os “entendidos” em vez de resolverem o problema preferem simplesmente “formatar” o disco rígido e instalar novamente o Windows.

Embora esse procedimento resolva a maioria dos problemas, é uma prática que oculta a sua origem, e provavelmente o procedimento em breve terá que ser repetido.

Além de aumentar a chance da perda de dados importantes e demandar uma despesa adicional com a cobrança pelo serviço de manutenção.

Nessa coluna será apresentado um programa que monitora todos os recursos do PC e realiza manutenções preventivas em poucos cliques, além de otimizar o desempenho durante a execução do sistema.

Sobre o programa
O System Mechanic 14 é um programa que ajuda a melhorar o desempenho do computador através de diagnósticos automatizados e execução de correções. A sua interface é apresentada no idioma português brasileiro, o que torna mais amigável a interação com os usuários que não dominam o inglês.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O processo de otimização consistem em identificar erros no registro do sistema, desequilíbrio no gerenciamento de energia, vulnerabilidade nos programas de segurança e drivers desatualizados. São vários fatores que podem interferir no bom funcionamento do PC, e para identificar a origem dos problemas é preciso alguma experiência na operação e manutenção do Windows.

Porém, mesmo sendo um expert em computadores, alguns procedimentos para o gerenciamento de memória RAM e recursos do processador conforme o perfil do usuário não são tarefas simples de realizar.

Principais recursos
Widget: É possível executar o programa a partir do ícone do menu Iniciar, no atalho na área de trabalho ou através de um mini aplicativo flutuante, que pode ser posicionado onde o usuário achar mais apropriado. Nesse aplicativo é exibido o status atual de desempenho do PC e atalhos para o recurso de varredura e resolução de problemas.

Diagnóstico: É realizada uma varredura automática em busca de possíveis problemas. Ao término é exibido um relatório contendo os problemas e a opção de resolvê-los uma única vez ou em etapas individuais.

 LiveBoost: Através do PowerSense, o sistema ajusta automaticamente as configurações em tempo real, conforme as atividades que estiverem sendo realizadas. E dessa maneira o gerenciamento de energia se torna mais eficaz – muito útil para aumentar a autonomia da bateria de notebooks sem que ocorra perda de desempenho. Também é possível selecionar manualmente o perfil de desempenho conforme a necessidade do usuário.

 

Ferramentas tudo-em-um: É uma tela que agrupa os atalhos unificados para as principais ferramentas disponíveis no programa.


O System Mechanic não é gratuito. A sua licença custa R$ 110, mas nos primeiros meses de lançamento usuários brasileiros podem obter um desconto promocional, diminuindo o valor para R$ 90. Para obter mais informações sobre o programa ou baixar a versão trial acesse o site.
Ronaldo Prass/G1