Poesia – Shakespeare

Boa noite.
Poema
Shakespeare

Assim que se olharam, amaram-se;
assim que se amaram, suspiraram;
assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo;
assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.

Shakespeare – Poesia

Boa noite.
Soneto CXXX
Shakespeare

Não tem olhos solares, meu amor;
Mais rubro que seus lábios é o coral;
Se neve é branca, é escura a sua cor;
E a cabeleira ao arame é igual.

Vermelha e branca é a rosa adamascada
Mas tal rosa sua face não iguala;
E há fragrância bem mais delicada
Do que a do ar que minha amante exala.

Muito gosto de ouvi-la, mesmo quando
Na música há melhor diapasão;
Nunca vi uma deusa deslizando,

Mas minha amada caminha no chão.
Mas juro que esse amor me é mais caro
Que qualquer outra à qual eu a comparo

As mais de 1.700 palavras inventadas por Shakespeare

Um dos livros de referência favoritos não é um guia de estilo ou dicionário, mas uma coleção de insultos. E não apenas qualquer coleção de insultos, mas Insultos de Shakespeare para Professores, um guia ilustrado através das farpas e críticas do dramaturgo, projetado para oferecer um alívio cômico ao educador sitiado. (Livros e sites sobre os insultos de Shakespeare quase constituem um gênero em si.) Refiro-me a este livro de capa dura e bem-humorado toda vez que as discussões sobre Shakespeare se tornam muito pesadas, para me lembrar à primeira vista que o que os leitores e o público sempre valorizaram em sua obra sua inteligência e inventividade ultrarrápidas.

Ao ler qualquer seleção curada dos insultos de Shakespeare, não se pode deixar de notar que, em meio aos trocadilhos e referências obscenas a partes do corpo, muitas de suas piadas são sobre a própria linguagem – sobre a falta de clareza de certos personagens ou maneiras estranhas de falar . De Much Ado About Nothing há o colorido, “Suas palavras são um banquete muito fantástico, apenas tantos pratos estranhos.” Do Mercador de Veneza, o sarcástico, “Santo Deus, que perspicaz você é!” De Troilus e Cressida, o zombeteiro, “Há uma frase cozida, de fato!” E de Hamlet o tom sutil de “Esta é a própria moeda do seu cérebro”.

Na verdade, muitas vezes pode parecer que Shakespeare – se admitirmos sua historicidade e autoria – muitas vezes está escrevendo notas autodepreciativas sobre si mesmo. “Costuma-se dizer”, escreve Fraser McAlpine, da BBC America, que Shakespeare “inventou muito do que atualmente chamamos de língua inglesa…. Algo como 1700 [palavras], ao todo ”, o que significaria que“ de cada dez palavras ”, em suas peças,“ uma terá sido nova para seu público, nova para seus atores, ou terá sido ligeiramente familiar, mas nunca escrito antes. ” Não é de se admirar que tanto de seu diálogo pareça carregar um meta-comentário sobre a estranheza de sua linguagem.

Já temos problemas suficientes para entender Shakespeare hoje. A questão que McAlpine faz é como seu público contemporâneo poderia entendê-lo, visto que grande parte de sua dicção era “a própria cunhagem” de seu cérebro. Listas de palavras usadas pela primeira vez por Shakespeare podem ser encontradas facilmente. Este é um catálogo da exaustiva referência literária em vários volumes The Oxford English Dictionary, que lista palavras do cotidiano como “acessível”, “acomodação” e “vício” como tendo sua primeira aparição nas peças. Estes “não foram todos inventados por Shakespeare”, a lista nega, “mas as primeiras citações deles no OED” são de sua obra, o que significa que os editores do dicionário não encontraram nenhuma aparição anterior em fontes escritas históricas em inglês.

Outra lista mais curta liga a um trecho de The Shakespeare Key, de Charles e Mary Cowden Clarke, mostrando como o autor, “com o direito e o poder de um verdadeiro poeta … cunhou várias palavras” que agora são atuais, ou “merecem” ser, tais como o verbo “articular”, que usamos, e o substantivo “co-mart” – significando “barganhas conjuntas” – que poderíamos e talvez devêssemos. No ELLO, ou English Language and Linguistics Online, encontramos um breve tutorial sobre como Shakespeare formou novas palavras, emprestando-as de outras línguas ou adaptando-as de outras classes gramaticais, transformando verbos em substantivos, por exemplo, ou vice-versa, e adicionar novas terminações às palavras existentes.

“Esteja você ‘na moda’ ou ‘hipócrita’”, escreve a National Geographic, “agradeça a Shakespeare, que provavelmente cunhou os termos”. Ele também aparentemente inventou várias frases que agora usamos na linguagem comum, como “círculo completo”, “uma só penada”, “companheiros de cama estranhos” e “método na loucura”. (Em outro artigo da BBC America, McAlpine lista 45 dessas frases.) As fontes online para o vocabulário original de Shakespeare são inúmeras, mas devemos notar que muitas delas não atendem aos padrões acadêmicos. Como os lingüistas e especialistas em Shakespeare David e Ben Crystal escrevem nas Palavras de Shakespeare, “encontramos muito pouco que possa ser classificado como ‘lexicografia de Shakespeare de alta qualidade'” online.

Portanto, há razões para duvidar das afirmações de que Shakespeare é responsável pelas 1.700 ou mais palavras pelas quais ele é o único crédito. (Daí o asterisco em nosso título.) Conforme observado, muitas dessas palavras já existiam em diferentes formas, e muitas delas podem ter existido como coloquialismos não literários antes de ele elevar seu perfil ao estágio elisabetano. No entanto, é certamente o caso que o Bardo cunhou ou usou pela primeira vez centenas de palavras, escreve McAlpine, “sem precedentes óbvios para o ouvinte, a menos que você tenha sido educado em latim ou grego”. A questão, então, permanece: “o que diabos o público de Shakespeare [em sua maioria] não instruído fez com esse influxo de linguagem recém-cunhada em seu entretenimento?”

McAlpine traz esses elisabetanos potencialmente estupefatos ao presente, comparando assistir a uma peça de Shakespeare a assistir “uma batalha de rap ao ar livre de três horas. Aquele em que você não tem ideia do que qualquer uma das gírias significa. ” Muita coisa passaria pela sua cabeça, “talvez você entendesse a essência, mas não o impacto total”, mas mesmo assim, “tudo pareceria terrivelmente importante e dramático”. (Trajes, adereços e encenação, é claro, ajudaram muito, e ainda ajudam.) A analogia funciona não apenas por causa da quantidade de gírias implantadas nas peças, mas também por causa da intensidade e regularidade das ostentações e colocações. baixos, o que torna ainda mais interessante a tentativa de um cientista de dados de comparar o vocabulário de Shakespeare com o dos rappers modernos, cuja linguagem é, com a mesma frequência, a própria cunhagem de seus cérebros.

Poesia,BlogdoMesquita 03

Shakespeare – Soneto CXVI

Boa noite

Soneto 116

Shakespeare

De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou.