David Gilmore – Pro dia nascer melhor – 28/06/2015

David Gilmore – Ária Romance de Nadir, da Ópera “Les Pêcheurs de Perles”¹, de Bizet


Ouça abaixo a versão original para ópera com o tenor Roberto Alagna

Les Pêcheurs de Perles – Os Pescadores de Pérolas – é uma ópera de Georges Bizet com libretto de Eugène Cormon e Michael Carré. A ação passa-se no Ceilão, atual Sri Lanka.

Os pescadores de pérolas elegem Zurga como seu chefe. Nadir, um antigo amigo de Zurga surge e os dois recordam que ambos se apaixonaram por uma mulher mas, renunciaram amá-la e juraram amizade eterna. Surge uma sacerdotisa virgem coberta com um véu que vem proteger os pescadores. Nourabad, sumo sacerdote, recebe-a e diz-lhe que nunca pode tirar o véu.

Nadir reconhece nela a sua amada Leila, com quem traiu Zurga no passado. Amam-se novamente e são encontrados por Nourabad. Os pescadores querem matar Nadir e Leila mas Zurga recorda que é ele quem decide e resolve condená-los à morte.

Leila pede-lhe para poupar Nadir dado que ele a encontrou por acaso. Zurga diz que a traição de Nadir não permite poupar-lhe a vida mas é atormentado pelo amor que também sente por Leila. Quando Nadir e Leila estão perto da execução, surge Zurga que mostra uma luz no céu que é um sinal divino.

Os pescadores fogem e Zurga confessa que foi ele que acendeu o fogo para poupar a vida dos amantes e ajudá-los a fugir, cumprindo o seu dever.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]