loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

A Reversal Destra domingo, 18 de novembro de 2018

Temer-comunista Marxismo-Temerismo Michel Temer comunista? Bilionários socialistas? Facebook stalinista? A Nova Direita repete diariamente que políticas socialistas não funcionam, que o comunismo não deu certo, mas aparentemente vivemos num mundo alternativo onde a URSS venceu a Guerra Fria: da ONU à Wall Street, todas as instituições do mundo contemporâneo estariam infiltradas por alguma versão da KGB. Como tentei demonstrar no artigo das “pequenas verdades” a Nova Direita constrói seu pensamento com tomando como base uma série de falácias, de meias…

Escola sem partido: o fim do pensamento crítico em um ‘admirável mundo novo’ quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A escola sem partido e os ataques às universidades não são simplesmente ideias mirabolantes de um homem sem noção: são talvez o que há de mais perigoso num país que já sofre com a falta de educação crítica. Estava ouvindo as entrevistas que a BBC fez, no começo do mês, com dois importantes brasilianistas, os professores Tim Power, da Universidade de Oxford, e Anthony Pereira, do Brazil Institute, King’s College. Nenhum dos dois se destacou, como outros brasilianistas, por terem…

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir domingo, 11 de novembro de 2018

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito nesta semana, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, desde que Getúlio Vargas (1882-1954) a criou após chegar ao poder. Hoje, esse ministério é responsável por elaborar diretrizes para geração de emprego e renda, além de emitir documentos e fiscalizar as relações trabalhistas no Brasil, investigando denúncias de trabalho escravo e infantil…

Educação, o primeiro ‘front’ da guerra cultural do Governo Bolsonaro sábado, 10 de novembro de 2018

Adepta do Escola sem Partido, futura gestão cogita revisionismo sobre a ditadura, além de incentivar vigilância a professores para “expurgar Paulo Freire” das escolas.Antes mesmo de ganhar a eleição, Jair Bolsonaro já aparecia em vídeos convocando pais e alunos a delatar professores que promovam, segundo suas palavras, “doutrinação ideológica”. Agora, políticos do PSL incentivam o patrulhamento contra “o comunismo e a ideologia de gênero”. Eleita deputada estadual por Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo criou um canal para denúncias contra professores….

‘O Brasil ficou louco’, diz o fotógrafo Sebastião Salgado quarta-feira, 7 de novembro de 2018

  Em entrevista à rádio France Inter, fotógrafo brasileiro destaca que, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ‘começamos a perder o controle do país’ Para o premiado fotógrafo brasileiro, entrevistado pela apresentadora Lea Salamé, “o Brasil ficou louco”, mas já estava dando sinais de insanidade. “Quando Dilma Rousseff, eleita democraticamente, foi destituída, praticamente em um golpe de estado, e um governo totalmente corrupto foi colocado no lugar, começamos a perder o controle do país”, declarou.“Colocamos na prisão aquele que…

Olavo de Carvalho: O ideólogo do conservadorismo paranoico nacional terça-feira, 6 de novembro de 2018

AINDA QUE O WHATSAPP seja a plataforma preferida na divulgação de notícias falsas e boatos nessas eleições, o YouTube também se tornou um dos principais meios de comunicação dos conservadores brasileiros. Quem analisa o ranking dos vídeos “em alta” da plataforma logo percebe a predominância de figuras da direita nacional. O YouTube, aliás, foi responsável pela fama e eleição de alguns deputados da bancada bolsonarista Desses pregadores de ódio e desinformação, destaca-se a figura de Olavo de Carvalho, o principal guru…

Venda de governabilidade a Bolsonaro ou Haddad quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress   ELES VÃO VENDER GOVERNABILIDADE A BOLSONARO OU HADDAD   OS NOVOS REIS DO BAIXO CLERO  JAMAIS HOUVE TANTOS partidos com assento na Câmara dos Deputados como a partir de 2019: nada menos que 30 legendas elegeram candidatos no pleito realizado neste domingo. Para comparar, em 1994, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito para seu primeiro mandato, eram 15. Em 2002, ano da primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 16. Quando Dilma Rousseff saiu consagrada das…

ESQUEÇA AS ELEIÇÕES: O CONGRESSO SE PREPARA PARA VOTAR AGENDA DE RETROCESSOS quinta-feira, 11 de outubro de 2018

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil AGORA QUE JÁ SABEMOS quem serão nossos deputados e senadores pelos próximos anos, podemos passar para o que de fato interessa: o que os atuais 513 deputados e 81 senadores ainda devem decidir até dezembro. No Congresso, há o costume de “limpar a pauta” de temas controversos para evitar desgastes aos novos governantes em início de mandato. No final do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em dezembro de 2014, por exemplo, foi aprovada uma manobra fiscal que liberou a…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil