Artes Plásticas – XLIX

Israel Asaluz,Ícaro,LitografiaJoseph Lorusso st sd


William Knight – At Sunset


Xue Yanqun s/t s/d


Paul Cezanne
Melting Snow,Fontainbleau,1880


Konstantin Korovin,Roses and apples, 1917


Paul Klee,Der Vollmond,1919


Konstantin Makovsky,Gipsy s/d


Robert Panitzsch, 1879/1949
A sunlit room,1936


Xue Yanqun s/t s/d


Escultura de Lucas Simões – s/t s/d


Taro Otani – s/t s/d


Harald Slott Moller – s/t s/d


Sigal Ron – st s/d


Solveig Katharina von Leidenberg – s/t s/d


Egon Schiele,Portrait of Edith Schiele,1918


Harold Riley,The Passage leading to Lancaster Road, Salford,1962


Mara Light – s/t s/d


Xilogravura de Winifred McKenzie
The House over the Canal, Bath 1950


Ernest Joseph Laurent,1859 – 1929
Dans le Jardin,1904


Paul Gauguin,1848 -1903,Landscape, s/d


Béla Czene,Hungarian,1911-1999
Café Confiserie s/d


Alexander Rothaug,Austrian,
(1870-1946)
Knight and Mermaid s/d


Harald Oskar Sohlberg
Norwegian,1869/1935
Street in Røros, 1902


Krachkovsky – s/t s/d


Caravaggio,John the Baptist,1602


Alexey-Rychkov s/t s/d

Leonid Afremov – Arte – Pintura

O “fauvismo” ¹ de Leonid Afremov ²

Arte - Pintura Leonid Afremov 01

¹ Leonid Afremov nasceu em 1955 na Bielorússia.

Estabeleceu-se em Israel, onde estudou na Vitebsk Art School, uma escola fundada pelo também russo, Marc Chagal. Leonid atualmente vive em Miami. Seu trabalho usa cores fortes e brilho, criando imagenes visualmente impactantes. Usa espátulas no lugar de pincéis para aplicar inúmeras camadas de tintas sobre a tela.

² Fauvismo

Fauvismo (do francês les fauves, ‘as feras’, como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente na época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse em “Notes d’un Peintre” pretendia-se com o Fauvismo “uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes”.

Características / Principais artistas do movimento

O Fauvismo, movimento principalmente francês, tem como características marcantes a simplificação das formas, o primado das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras. Os princípios deste movimento artístico eram:

· Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos.

· Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias.

· A cor pura deve ser exaltada.

· As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

Características da pintura:

* Pincelada violenta, espontânea e definitiva;

* Ausência de ar livre;

* Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;

* Autonomização completa do real.

* Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;

* Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Principais figuras do movimento

Paul Gauguin,Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy, Paul Cézanne e Henri Matisse, tendo este último encabeçado o grupo de fauvistas.

Este grupo de pintores escandalizou os contemporâneos, ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris, comparou esses artistas a feras (fauves). Havia ali uma escultura acadêmica representando um menino, rodeada de pinturas neste novo estilo, o que o levou-o a dizer que aquilo lhe lembrava “um Donatello entre as feras”. Tal denominação, inicialmente de carácter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o movimento.

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