Lou Andreas-Salomé, a femme fatale que Nietzsche fingia, Rilke amava e Freud admirava

Para o filósofo Frederick Nietzsche, ele foi “a pessoa mais inteligente que já conheci”, o herdeiro perfeito de sua filosofia, “a melhor e mais fértil fazenda” de suas idéias.

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Para o poeta Rainer Maria Rilke, ela foi uma “mulher extraordinária” sem cuja influência “todo o meu desenvolvimento não teria sido capaz de percorrer os caminhos que me levaram a tantas coisas”.

E para o pai da psicanálise Sigmund Freud, ele era “um ser compreensivo por excelência”.

Dado o calibre das personalidades que a admiravam, é quase irresistível apresentar-lhe as descrições que fizeram, embora seja incongruente: poucas mulheres se esforçaram tanto para evitar serem definidas pelos homens da sua vida como Lou Andreas-Salomé.

Lou Andreas-Salomé teve uma vida intelectualmente agitada, cheia de contrastes marcantes.

Ela foi uma famosa femme fatale desde tenra idade, embora tenha sido virgem até depois dos 30 anos.

Ela foi casada por 43 anos, mas nunca fez sexo com o marido.

Ela era uma mulher intensamente independente, cujos escritos desafiavam os leitores a repensar os papéis de gênero, mas foi rejeitada pelas feministas.

Mas, acima de tudo, em uma época em que os filósofos questionavam nosso lugar no cosmos, os escritores questionavam as normas sociais como nunca antes e os cientistas descobriam espaços desconhecidos na mente humana, Lou Andreas-Salomé era uma ponte entre o mundos da filosofia, literatura e psicologia.

Lou

Lou começou a perder a fé quando criança na Rússia, até porque Deus não respondeu a suas perguntas sobre por que um par de bonecos de neve desapareceu repentinamente ao sol, como ela relata em seu “Olhando para Trás”.

Ele também perdeu seu pai amoroso, na adolescência, e sua crise de fé se aprofundou.

Mas ele não perdeu a razão; ele sempre entendeu a importância da religião.

Perguntas deixadas sem resposta quando uma criança corroeu sua fé.

Só outros, em particular o filósofo holandês Baruch Spinoza e o alemão Immanuel Kant, começaram a dar-lhe as respostas que tanto procurava.

Ela nasceu em 1861 em São Petersburgo em uma família de expatriados protestantes alemães e era a mais nova e única mulher de seis filhos.

Decepcionada com os ensinamentos do pastor protestante ortodoxo de sua família, ela preferiu estudar com seu oponente, Hendrik Gillot, também protestante, mas não ortodoxo, liberal e inteligente.

Com ele aprofundou seus conhecimentos de história, religião e filosofia, e encontrou a vida espiritual que almejava, bem como a perspectiva de um mundo livre de correntes e convenções.

Mas, apesar de ser 25 anos mais velho que ela, casado e pai de dois filhos da mesma idade da aluna, foi o primeiro de seus mentores que se apaixonou por ela a ponto de a pedir em casamento.

Decepcionado, o jovem Lou respondeu com um firme “não”.

Hino à vida

No final de 1880, ela deixou a Rússia acompanhada de sua mãe para estudar teologia, filosofia e história da arte na Universidade de Zurique, uma das poucas na Europa que recebia mulheres.

Mas, no verão do ano seguinte, ele teve que parar de assistir a palestras porque começou a tossir sangue.

Embora soubesse o quão perigosa era sua doença, aos 20 anos Lou queria devorar a vida, sentimento que ele capturou em seu poema “Hino à vida”.Getty Images

Anos mais tarde, ele o daria a Nietzsche e ele o musicaria.

O filósofo alemão foi uma das pessoas que ele conheceu, na Itália, onde procurou aconselhamento médico.

Salomé

Salomé chegou a Roma com uma carta de recomendação de um de seus professores em Zurique para a escritora alemã Malwida von Meysenbug, personalidade intimamente ligada ao meio intelectual e artístico europeu.

Uma profunda amizade se desenvolveu entre eles e uma das fases mais decisivas de sua vida começou em casa.

Lá ele conheceu o filósofo positivista Paul Rée que, apaixonado por Salomé, escreveu a seu amigo Nietzsche sobre ela.Getty Images

A atriz francesa Dominique Sanda como Lou Andreas Salomé, o ator britânico Robert Powell como Paul Rée e o ator sueco Erland Josephson como Friedrich Nietzsche no filme de 1977 “Além do Bem e do Mal”.

“Diga olá para aquela russa por mim, se ela tiver algum propósito: eu quero esse tipo de alma. (…) com o que tenho em mente para os próximos dez anos, vou precisar dela. O casamento seria um capítulo completamente diferente; no máximo , Poderia aceitar um casamento de dois anos … ”, respondeu Nietzsche, que desejava mesmo empreender aquele“ capítulo ”da sua vida com ela.

Ele a propôs várias vezes depois que finalmente a encontrou na Basílica de São Pedro em março de 1882, quando a cumprimentou dizendo:

“Em virtude de quais estrelas nós dois fomos nos encontrar aqui?” (Aparentemente, mesmo nas grandes mentes há espaço para o kitsch.)

Escândalo

Salomé rejeitou as propostas de Nietzsche e de Rée, mas fez uma contra-oferta: que os três vivessem juntos em uma espécie de comuna intelectual celibatária, na qual passariam o tempo discutindo filosofia, literatura e arte.

A ideia, que os dois filósofos acharam encantadora, parecia escandalosa para outros, particularmente no prestigioso círculo do compositor Richard Wagner e especialmente para um de seus membros: a irmã de Nietzsche, Elisabeth.

Não só Rée era de origem judaica, mas seu pensamento foi fortemente influenciado por Charles Darwin, a ciência materialista e os ensaístas franceses como La Rochefoucauld. Tudo que eles repudiaram.

Além disso, uma coexistência nesses termos violava as regras morais.

Elisabeth Nietzsche declarou uma guerra total contra Lou Salomé que durou para o resto de suas vidas e, felizmente para ela, até a ascensão dos nazistas ao poder, a quem ela se voltou contra ela.

Acima, para Elisabeth, Salomé ameaçava chamar a atenção do irmão.

Sua proximidade produziu um ódio tão profundo que a sujeitou a décadas de difamação pública, tão vil que 50 anos depois, em face do silêncio de Salomé, Freud perdeu a paciência.

“Muitas vezes me incomodou ver sua relação com Nietzsche mencionada de uma forma obviamente hostil contra você e que é impossível corresponder aos fatos. Você foi muito decente. Espero que agora você finalmente se defenda” (Freud para Salomé, 8 de maio de 1932).

Ele nunca fez isso.

O fato é que na década de 1880 ele começou a adquirir aquela fama mais parecida com a de seu homônimo bíblico, o Salomé que dançava para conseguir a cabeça de João Batista.

A Trindade

Para Nietzsche, o relacionamento com Salomé era crucial e tortuoso.

Inicialmente entusiasmado com a ideia do que chamou de “uma santíssima trindade”, aceitou as razões apresentadas para a primeira rejeição: a aversão fundamental de Lou ao casamento em geral – que entre outras coisas tinha apenas 21 anos, 17 anos mais jovem do que ele. e o fato de que ela perderia a pensão do pai, da qual vivia.

Mas depois de viajar pela Itália, Suíça e Alemanha com os dois amigos e a mãe de Salomé, ele a pediu em casamento novamente.

Desta vez, Salomé não deixou dúvidas de que, embora estivesse interessada na Trindade, não se casaria com ele agora ou no futuro.

Como Nietzsche não queria perdê-la completamente, concordou e, para celebrar o pacto, sugeriu que tirassem uma foto que ficou famosa.

A famosa foto da Trindade: da esquerda para a direita, Lou Salomé -no carrinho-, Paul Rée e Federico Nietzsche.

Mas no final, o idílio intelectual com que Salomé havia sonhado nunca se tornou realidade.

No final de 1882, passa um tempo com Nietzsche quando o visita na Turíngia e tem a oportunidade de conhecê-lo melhor e conhecê-lo melhor.

Eles passaram horas falando sobre “Deus e o mundo”. Como muitos antes e depois dele, Nietzsche ficou impressionado com sua capacidade de penetrar na essência dos mais variados assuntos.

Mas isso mexeu com seus sentimentos: ele a adorava e a rejeitava com a mesma intensidade.

Para ela, Nietzsche era um homem reservado e solene, de aparência anódina, exceto pelos olhos que pareciam “guardiães de tesouros e segredos não falados que nenhum intruso deveria ver”. Um homem que transformou “sua situação pessoal, a profundidade de sua miséria” em “uma fornalha incandescente na qual foi forjada sua vontade de saber”.

Em 1894, Salomé publicou “Friedrich Nietzsche, o homem em suas obras”, um estudo de sua personalidade e filosofia que foi muito difamado, mas, como grande parte de sua obra, está sendo reavaliado.

Andreas

Nos anos seguintes, Salomé conviveu com o outro membro da frustrada Trinity, Rée, em uma relação platônica e socializando com um círculo de amigos formado principalmente por cientistas que a chamavam de “a dama de honra” por ser a única mulher.

Feliz em meio às discussões filosóficas e científicas, publicou seu primeiro livro, o romance filosófico-psicológico “Na luta por Deus”, sob o pseudônimo de “Henri Lou”.

Seu sucesso abriu as portas para círculos mais amplos da sociedade e da cultura, e a tornou conhecida.

Em seu rastro, ele estava deixando mais homens apaixonados e rejeitando mais propostas de casamento.

Ela encantou diversos gênios não só porque era uma mulher muito inteligente, mas porque tinha uma capacidade extraordinária de ouvir e captar novas idéias com clareza e ver conexões ainda invisíveis para os outros.

Portanto, foi um alívio para a solidão de pessoas brilhantes, cujo destino é muitas vezes incompreendido e até temido, embora por trás da máscara da reverência.Getty Images

Salomé amava os homens que conhecia.

Em 1887, a coabitação com Rée chegou ao fim devido a um homem chamado Friedrich Carl Andreas.

Dizem que ele a convenceu a se casar com ele ameaçando cravar uma adaga em seu coração se ela não o fizesse.

É difícil verificar, mas a mulher que havia dito “não” a várias das principais cabeças da época, disse “sim” a um professor de estudos orientais.

Com uma condição: que nunca tenham relações íntimas … um com o outro.

Assim foi. Ele se tornou Lou Andreas-Salomé e viveu com ele até sua morte em 1930.

E já casada, conheceu aquele que se diz ser o amor da sua vida.

Amantes

Quando se conheceram, seu nome era René. Foi ela quem lhe deu o nome pelo qual o conhecemos: Rainer Maria Rilke

Ele não foi o primeiro de seus amantes.

A história da vida amorosa extraconjugal de Salomé havia começado em 1891 com Georg Ledebour, editor do diário social-democrata de Berlim, e mais tarde com um médico de Viena, Friedrich Pineles, cuja família a considerou sua esposa por 12 anos, apesar do fato de que ela nunca concordou oficialmente em se casar com ele, pois envolvia o divórcio de Andreas.

Foi nesta altura que causou uma torrente de indignação nos meios feministas com a publicação de “Erotica”, pois Salomé defendia a diferença entre mulheres e homens em vez da ideia de uma igualdade concedida pelo mundo dos homens.

A mulher não se libertava competindo com os homens e tornando-se igual a eles – ela acreditava – mas feminilizando o mundo e fazendo com que os homens encontrassem e aproveitassem seu lado feminino, tão profundo quanto sua masculinidade.Getty Images

Lou Andreas-Salomé (centro) e Rainer Maria Rilke (à esquerda) visitando o poeta russo Spiridon Drozhzhin.

Rilke
A primeira vez que se encontraram foi em Munique, em 1897, mas Rilke já estava interessado nela, pois havia lido um artigo sobre filosofia da religião intitulado “Jesus, o judeu”, publicado há um ano.

Para ele, o ensaio foi uma revelação, pois ela havia “expressado de forma magistral e clara” o que ele queria expressar em seu ciclo de poemas “Visões de Cristo”.

Então, quando a viu, ele já havia escrito cartas anônimas com poemas anexados.

A sua admiração transformou-se em amor, apesar de ela ter 36 anos e ele 21, e desde então até ao fim do seu namoro em 1900, dedicou-lhe todos os seus poemas de amor.

Ela demorou mais para se apaixonar.

Diante da avalanche de cartas românticas com que quem se tornaria um dos mais importantes poetas do século XX a inundou, Salomé passou a desejar que “fosse embora por completo”.

Mas o amor de Rilke acabou superando e nasceu uma relação sempre apaixonada, primeiro de amantes e depois de amigos, confidentes e conselheiros, que durou até a morte do poeta em 1926.

Intelectualmente, ela começou a orientá-lo, ensinando-lhe russo para que ele pudesse ler Tolstói e depois levando-o à Rússia para conhecê-lo.

Com o tempo, foi amadurecendo como escritor e como pessoa, e a balança se equilibrou: foi uma das trocas artísticas mais fecundas do século XX.

Freud
Salomé era mais famoso do que Freud quando se conheceram em 1911.

Ele, 55, foi dedicado a uma nova ciência; ela, 50, foi uma renomada ensaísta, crítica e romancista.

Embora não tenha estudado psicanálise, em vários de seus trabalhos – como “Heroínas de Ibsen”, “Erotica” e as biografias de Nietzsche e Rilke – ele explorou o psiquismo.

Como Karl Abraham, a quem Freud chamou de “seu melhor aluno”, escreveu ao professor: “Nunca conheci uma pessoa com uma compreensão tão profunda e sutil da psicanálise”.

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Sigmund Freud (1856-1939) em um retrato feito por Ferdinand Schmutzer em 1926.

Freud reconheceu imediatamente seu talento e Salomé se tornou a única mulher aceita no Círculo Psicanalítico de Viena.

Para o resto de suas vidas, eles manteriam um relacionamento próximo baseado em profundo respeito e carinho.

Salomé se dedicou a dar terapia psicanalítica na cidade alemã de Göttingen até que, aos 74 anos, sua saúde o impediu.

Ela morreu dois anos depois, em 1937, perseguida pelos nazistas, graças ao seu eterno inimigo: a irmã de Nietzsche.

Dias depois, a Gestapo confiscou sua biblioteca por ter sido colega de Freud, praticar uma “ciência judaica” e possuir muitos livros de autores judeus.

Mas suas obras permaneceram – mais de uma dúzia de romances e numerosos estudos – assim como sua copiosa correspondência com os homens brilhantes de sua vida.

E seu exemplo de mulher que sempre lutou por sua liberdade intelectual.

Filosofia,Literatura,Blog do Mesquita 05

Nietzsche – Reflexões na noite

No título “O novo Ídolo”, em “Assim falava Zaratustra”, Nietzsche aborda o papel crítico do Estado, esse ente criado pelas organizações políticas ao longo do tempo e que representam um povo e uma soberania.Literatura,Poesia,Cultura,Filosofia,Frases,Blog-do-Mesquita 09

Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de outubro de 1844 — Weimar, 25 de agosto de 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, se perdem a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se – “vida”!

Olhai esses supérfluos! Roubam para si as obras dos inventores e os tesouros dos sábios; “culturas” chamam a seus furtos – e tudo se torna, neles, em doença e adversidade!

Olhai esses supérfluos! Estão sempre enfermos, vomitam fel e lhe chamam “jornal”. Devoram-se uns aos outros e não podem, sequer digerir-se.

Olhai esses supérfluos! Adquirem riquezas e, com elas, tornam-se mais pobres. Querem o poder e, para começar, a alavanca do poder, muito dinheiro – esses indigentes!

Olhai como sobem trepando, esses ágeis macacos! Sobem trepando uns por cima dos outros e atirando-se mutuamente, assim no lodo e no abismo.

Ao trono, querem todos, subir: é essa a sua loucura. Como se no trono estivesse sentada a felicidade! Muitas vezes, é o lodo que está no trono e, muitas vezes, também o trono no lodo.

Dementes, são todos eles, para mim, e macacos sobre excitados. Mau cheiro exala o seu ídolo, o monstro frio; mau cheiro exalam todos eles, esses servidores de ídolos!

Porventura, meus irmãos, quereis sufocar nas exalações de seus focinhos e de suas cobiças? Quebrai, de preferência, os vidros das janelas e pulai para o ar livre!

Fugi do mau cheiro! Fugi da idolatria dos supérfluos!
Fugi do mau cheiro! Fugi da fumaça desses sacrifícios humanos!

Também agora, ainda a terra está livre para as grandes almas. Vazios estão ainda para a solidão a um ou a dois, muitos sítios, em torno dos quais bafeja o cheiro de mares calmos.

Ainda está livre, para as grandes almas, uma vida livre. Na verdade, quem pouco possui, tanto menos pode tornar-se possuído. Louvado seja a pequena pobreza!

Onde cessa o Estado, somente ali começa o homem que não é supérfluo – ali começa o canto do necessário, essa melodia única e insubstituível.

Onde o Estado cessa – olhai para ali, meus irmãos! Não vedes o arco-íris e as pontes do super-homem?

Suas ideias-chave incluíam a crítica à dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a “morte de Deus”, o Übermensch (Além-Homem, ver: Novo Homem) e eterno retorno. Sua filosofia central é a ideia de “afirmação da vida”, que envolve questionamento de qualquer doutrina que drene uma expansiva de energias, não importando o quão socialmente predominantes essas ideias poderiam ser.

Seu questionamento radical do valor e da objetividade da verdade tem sido o foco de extenso comentário e sua influência continua a ser substancial, especialmente na tradição filosófica continental compreendendo existencialismo, pós-modernismo e pós-estruturalismo. Suas ideias de superação individual e transcendência além da estrutura e contexto tiveram um impacto profundo sobre pensadores do final do século XIX e início do século XX, que usaram estes conceitos como pontos de partida para o desenvolvimento de suas filosofias. Mais recentemente, as reflexões de Nietzsche foram recebidas em várias abordagens filosóficas que se movem além do humanismo, por exemplo, o transumanismo.

Nietzsche começou sua carreira como filólogo clássico — um estudioso da crítica textual grega e romana — antes de se voltar para a filosofia. Em 1869, aos vinte e quatro anos, foi nomeado para a cadeira de Filologia Clássica na Universidade de Basileia, a pessoa mais jovem a ter alcançado esta posição.[5] Em 1889, com quarenta e quatro anos de idade, sofreu um colapso e uma perda completa de suas faculdades mentais. A composição foi posteriormente atribuída a paresia geral atípica devido a sífilis terciária, mas este diagnóstico vem entrado em questão. Nietzsche viveu seus últimos anos sob os cuidados de sua mãe até a morte dela em 1897, depois ele caiu sob os cuidados de sua irmã, Elisabeth Förster-Nietzsche até a sua morte em 1900.

Como sua cuidadora, sua irmã assumiu o papel de curadora e editora de seus manuscritos. Förster-Nietzsche era casada com um proeminente nacionalista e antissemita alemão, Bernhard Förster, e retrabalhou escritos inéditos de Nietzsche para se adequar a ideologia de seu marido, muitas vezes de maneiras contrárias às suas opiniões expressas, que estavam fortemente e explicitamente opostas ao antissemitismo e nacionalismo. Através de edições de Förster-Nietzsche, o nome de Friedrich tornou-se associado com o militarismo alemão e o nazismo, mas estudiosos posteriores do século XX vêm tentando neutralizar esse equívoco de suas ideias.

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Nietzsche – Do alto dos montes

Do alto dos montes
Nietzsche

Oh! Meio dia da vida! Época solene!
Oh! jardim de estio!
Beatitude inquieta da ansiedade na espera:
espero meus amigos, noite e dia,
onde estais, amigos meus?
Vinde! É tempo, é tempo!

Nã0 é por vós que o gelo cinzento
hoje se adorna com rosas?
A vós procura o rio,
Suspensos nos céus ventos e nuvens se alevantam
para observar vossa chegada
competindo com o mais sublime vôo dos pássaros.

No meu santuário coloquei a mesa:
Quem vive mais próximo das estrelas
e das horríveis profundezas do abismo?
Que reino mais extenso que o meu?
E do mel, daquele que é meu, que sentiu seu fino aroma?

Aqui estais, finalmente, meus amigos!
Ai! não é a mim que procurais?
Hesitais, mostrais surpresa?
Insultai-me é melhor! Eu não sou mais eu?
Mudei de mão, de rosto, de andar?
O que eu era, amigos, acaso não mais sou?

Tornei-me, talvez, outro?
Estranho a mim mesmo? De mim mesmo, fugido?
Lutador que muitas vezes venceu a si mesmo?
Que muitas vezes lutou contra a própria força,
ferido, paralisado pelas vitórias contra si mesmo?

Porventura não procurei os mais ásperos ventos
e aprendi a viver onde ninguém habita,
nos desertos onde impera o urso polar?
Não esqueci a Deus e ao homem, blasfêmias e orações?
Tornei-me um fantasma das geleiras.

Oh! meus velhos amigos, vossos rostos
empalidecem de imediato,
transtornados de ternura e espanto!
Andai, sem rancor! Não podeis demorar aqui!
Não é para vós este pais de geleiras e rochas!
Aqui é preciso ser caçador e antílope!

Converti-me em caçador cruel. Vede meu arco:
a tensão de sua corda!
Apenas o mais forte poderá arremessar tal dardo.
Mas não há nenhuma seta mortal como esta.
Afastai-vos, se tendes amor à vossa vida!

Fugis de mim!? Oh, coração, quanto sofreste!
E entretanto, tua esperança ainda se mantém firme!
Abre tuas portas a novos amigos,
renuncia aos antigos e às lembranças!
Fostes jovem? – Pois agora és mais e com mais brio.

Quem pode decifrar os signos apagados,
do laço que une com ua mesma esperança?
Signos que em outros tempos escreveu o amor,
que luzem como velho pergaminho queimado
que se teme tocar, como ele. Queimado e enegrecido!

Basta de amigos! Como chamá-los?
Fantasmas de amigos! Que de noite,
tentam ainda meu coração e minha janela
e me olham sussurrando:
Somos nós!
Oh! Ressequidas palavras, um dia fragrantes como rosas!

Sonhos juvenis tão cheios de ilusão,
aos quais buscava no impulso de minhalma,
agora os vejo envelhecidos!
Apenas os que sabem mudar são os de minha linhagem.

Oh! Meio dia da vida! Oh! segunda juventude!
Oh! jardim de estio!
Beatitude inquieta na ansiedade da espera!
Os amigos esperam, dia e noite, os novos amigos.
Vinde! É tempo! É tempo!

O hino antigo cessou de soar,
O doce grito do desejo expira em meus lábios.
Na hora fatídica apareceu um encantador,
o amigo do pleno meio-dia.
Não, não me pergunteis quem é;
ao meio-dia, o que era um,
dividiu-se em dois.

Celebremos, seguros de ua mesma vitória,
a festa das festas!
Zaratustra está alai, o amigo,
o hóspede dos hóspedes!
O mundo ri, o odioso véu cai,
E eis que a luz se casa Com a misteriosa,
subjugadora Noite.

(Tradução de Márcio Pugliesi)

Nietzsche – Reflexão

No dia de hoje, em 1844, nascia na Alemanha o filósofo e poeta Friedrich Nietzsche. Considerado um dos pensadores modernos mais influentes do século XIX, sua obra criticava a cultura, religião e filosofia ocidental, e influenciou fortemente as futuras gerações de teólogos, psicólogos, poetas, filósofos e dramaturgos. Entre toda a obra de Nietzsche, encabeçam minha biblioteca: A Genealogia da Moral, Assim Falou Zaratustra, A Gaia Ciência, Além do Bem e do Mal, O Nascimento da Tragédia, Crepúsculo do Ídolos. Não necessáriamente nessa ordem.


Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, se perdem a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se – “vida”!
Olhai esses supérfluos! Roubam para si as obras dos inventores e os tesouros dos sábios; “culturas” chamam a seus furtos – e tudo se torna, neles, em doença e adversidade!
Olhai esses supérfluos! Estão sempre enfermos, vomitam fel e lhe chamam “jornal”. Devoram-se uns aos outros e não podem, sequer digerir-se.
Olhai esses supérfluos! Adquirem riquezas e, com elas, tornam-se mais pobres. Querem o poder e, para começar, a alavanca do poder, muito dinheiro – esses indigentes!
Olhai como sobem trepando, esses ágeis macacos! Sobem trepando uns por cima dos outros e atirando-se mutuamente, assim no lodo e no abismo.
Ao trono, querem todos, subir: é essa a sua loucura. Como se no trono estivesse sentada a felicidade! Muitas vezes, é o lodo que está no trono e, muitas vezes, também o trono no lodo.
Dementes, são todos eles, para mim, e macacos sobre excitados. Mau cheiro exala o seu ídolo, o monstro frio; mau cheiro exalam todos eles, esses servidores de ídolos!
Porventura, meus irmãos, quereis sufocar nas exalações de seus focinhos e de suas cobiças? Quebrai, de preferência, os vidros das janelas e pulai para o ar livre!
Fugi do mau cheiro! Fugi da idolatria dos supérfluos!
Fugi do mau cheiro! Fugi da fumaça desses sacrifícios humanos!
Também agora, ainda a terra está livre para as grandes almas. Vazios estão ainda para a solidão a um ou a dois, muitos sítios, em torno dos quais bafeja o cheiro de mares calmos.
Ainda está livre, para as grandes almas, uma vida livre. Na verdade, quem pouco possui, tanto menos pode tornar-se possuído. Louvado seja a pequena pobreza!
Onde cessa o Estado, somente ali começa o homem que não é supérfluo – ali começa o canto do necessário, essa melodia única e insubstituível.
Onde o Estado cessa – olhai para ali, meus irmãos! Não vedes o arco-íris e as pontes do super-homem?
in “Assim falava Zaratustra”

Cinema: Meu Amigo Nietzsche: uma história sobre a filosofia de potência

Meu Amigo Nietzsche (2012) é um curta-metragem dirigido por Fáuston da Silva filmado na Cidade Estrutural, região administrativa localizada na periferia do Distrito Federal. Essa região, inicialmente, era formada por uma comunidade de catadores de material devido à proximidade do aterro sanitário de Brasília, na época conhecido como “Lixão da Estrutural”, hoje desativado. No meio deste “lixão” o jovem Lucas, aluno com dificuldades de aprendizagem, encontra o livro Assim Falava Zaratustra, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. A partir de então, o “amigo Nietzsche” passa a lhe ensinar o caminho da superação.

Apesar da impressionante melhora na aprendizagem, sua professora, preocupada, parafraseia Nietzsche para referir-se a Lucas: “ele não é mais um garoto, é uma dinamite”.

A narrativa oscila entre situações divertidas e cenas poéticas. Dirigido com sensibilidade, o curta-metragem é uma breve apresentação da filosofia de Nietzsche, que exorta o homem a abandonar sua condição de fraqueza, pavimentando o caminho que leva ao super-homem — um dos conceitos fundamentais do filósofo.

O local onde ocorre a história, bem como seus personagens, representam a condição que, segundo o filósofo, a própria humanidade se colocou: pobreza, impotência, fanatismo religioso e vigilância moral são elementos que surgem para contrastar com a “filosofia de potência” de Nietzsche.

O fato do livro Assim Falava Zaratustra ser encontrado no “lixão” é o simbolismo mais forte do curta-metragem.

Meu Amigo Nietzsche recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o prêmio Youssef Chahin de melhor curta-metragem no Festival Internacional do Cairo.

Os parágrafos seguintes são comentários sobre o final da história. Assista ao curta-metragem antes de prosseguir.

Ao voltar para o lixão em busca do livro perdido, Lucas encontra outro livro, o Manifesto do Partido Comunista, sugerindo que agora o jovem leitor tem novo mestre: Karl Marx. Entretanto, Nietzsche não se alinha a qualquer doutrina política, social ou econômica. Seja progressista ou liberal. Para ele, tudo isso é “lamentável palavrório feito de política e egoísmo dos povos”.

Nietzsche não acredita no Estado, na política ou na democracia, que seriam decadentes devido à atual condição miserável do homem. Nas palavras dele, “socialismo é inveja, é antibiológico, uma tirania da impotência. Não existe igualdade, em nada somos iguais”. Sobre as elites econômicas, escreveu: “são vítimas dos negócios, suas casas nunca são lares, seu luxo é vulgar, adquirem riquezas e se tornam mais pobres. Pensar é tabu entre eles”.

A filosofia de Nietzsche representaria a superação desta “tragédia”, sendo o único mérito da humanidade ser “uma ponte entre o macaco e o super-homem”.

Contudo, essa incompatibilidade entre Nietzsche e Marx não tira o mérito de Meu Amigo Nietzsche, pelo contrário, é um convite à leitura de todos os filósofos.

Friedrich Wilhelm Nietzsche,Poesia,Literatura

Friedrich Nietzsche – Instinto de Rebanho

Instinto de RebanhoFriedrich Wilhelm Nietzsche,Poesia,Literatura

Em toda a parte onde encontramos uma moral encontramos uma avaliação e uma classificação hierárquica dos instintos e dos atos humanos. Essas classificações e essas avaliações são sempre a expressão das necessidades de uma comunidade, de um rebanho: é aquilo que aproveita ao rebanho, aquilo que lhe é útil em primeiro lugar – e em segundo e em terceiro -, que serve também de medida suprema do valor de qualquer indivíduo.

A moral ensina a este a ser função do rebanho, a só atribuir valor em função deste rebanho. Variando muito as condições de conservação de uma comunidade para outra, daí resultam morais muito diferentes; e, se considerarmos todas as transformações essenciais que os rebanhos e as comunidades, os Estados e as sociedades são ainda chamados a sofrer, pode-se profetizar que haverá ainda morais muito divergentes. A moralidade é o instinto gregário no indivíduo.

Friedrich Nietzsche, in ‘A Gaia Ciência’