loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

O fascismo por ele mesmo: Benito Mussolini quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Em entrevista concedida em 1932, questionado sobre se um ditador poderia ser amado, Mussolini disse: ‘Pode. Desde que as massas também o temam. O povo adora homens fortes. O povo é como uma mulher.’ Benito Mussolini (1883-1945), o ditador italiano, nasceu na província de Romagna. Cedo, tornou-se jornalista e responsável por uma publicação socialista, o Avanti. Depois de servir na Primeira Guerra Mundial, fundou um semanário de direita, o Popolo d’Italia, e passou a dirigir o agrupamento dos Fascisti. Em…

O que o ressurgimento do fascismo pode nos ensinar domingo, 3 de janeiro de 2016

Pensamos que ele tinha desaparecido de vez. Foi um engano. Eis aqui por que. Veja um pequeno exercício de reflexão. Por Umair Haque¹ Publicado originalmente no site Bad Words, integrante da plataforma Medium. Se no natal passado eu lhe tivesse dito que o principal candidato a presidente do país mais poderoso do mundo tivesse dito, abertamente, que concordava com a venda de armas, com campos de concentração, com proibições extrajudiciais e com direitos de sangue, a menos que você fosse…

Maduro, Mussolini e déspotas segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sempre me impressiono com a resistência inútil de caudilhos e ditadores em prorrogarem a própria agonia de perda de apoio popular e insistirem em permanecerem no poder infelicitado o povo – sacos no momento do maduro e do maluquete da Ucrânia. Esses pulhas não aprendem com a história. Por isso, ou por causa disso, ou por tudo isso, Mussolini terminou na ponta de uma corda, Saddam Hussein idem, para citar só uns das dezenas de déspotas que foram justiçados pela…

A AL QAEDA, o FacaBook e os EUA segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ao longo do tempo, na tentativa de proteger seus interesses – usando o anticomunismo e outros pretextos como a “defesa da democracia” e da “civilização ocidental” – os Estados Unidos nunca hesitaram em abrir, sempre que quiseram, por arrogância ou estupidez, suas pequenas caixas de Pandora. Na Segunda Guerra Mundial, parte da elite estadunidense, abertamente hitlerista – celebridades como o aviador Charles Lindbergh e o magnata da indústria automobilística Henry Ford nunca esconderam sua simpatia pelo nazismo – só tomou…

Todo fanático ideológico é estúpido sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Todo fanático ideológico é estúpido. Seja de qualquer lado for. Seja saudoso de Mussolini ou viúva de Stalin. Tudo que a blogueira queria era divulgação. E conseguiu a custa dos totalitários censores Tupiniquins. O que tem de ideólogo burrinho, – diminutivo generoso, mas que não dimensiona o real tamanho da ignorância – é uma grandeza. Estão dando mais visibilidade ao pretenso alvo, não percebendo que a intolerância contra quem é frágil, fortalece o argumento que tentam abafar. A democracia sempre…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil