Sexo, beleza e decisão

Estímulo sexual afeta poder de decisão do homem, diz estudo. Olhar para Gisele Bundchen pode acabar com a concentração.

Uma nova pesquisa sugere que olhar uma mulher bonita é mesmo o suficiente para acabar com a capacidade de um homem de tomar decisões.

De acordo com estudo realizado por pesquisadores belgas e publicado na revista especializada The Proceedings of the Royal Society B, quanto mais testosterona, mais desatento fica o homem.

Os autores do estudo realizaram uma experiência e constataram que os homens induzidos a imagens de mulheres bonitas ou vestidas apenas com lingerie tiveram um desempenho pior do que os que não tinham visto imagens com conotação sexual.

Os resultados indicam que imagens com conotação sexual distraem o raciocínio dos homens e impedem que eles se concentrem adequadamente nas suas tarefas, especialmente aqueles que já têm altos níveis de testosterona.

Experiência
Os pesquisadores da Universidade de Leuven selecionaram 176 voluntários heterossexuais, com idades entre 18 e 28 anos, e deram a eles um jogo financeiro que avalia a capacidade de decidir se uma proposta é justa ou não.

Antes disso, imagens com conotações sexuais eram mostradas para metade dos homens.
Divididos em grupos, os homens recebiam estímulos diferentes, com alguns deles vendo imagens de mulheres atraentes ou dando opiniões sobre sutiãs, enquanto outros viam fotografias de paisagens ou de mulheres idosas.

No jogo, os participantes atuavam em pares e tinham de fazer escolhas entre ofertas, aceitando-as caso as considerassem justas.
O desempenho dos homens nos testes mostrou que aqueles expostos a imagens de conotação sexual ficaram mais propensos a fazer escolhas ruins do que os que tinham visto imagens neutras.

Os níveis de testosterona também foram testados a partir de uma comparação do tamanho dos dedos anular e indicador.
Homens com o dedo anular maior do que o dedo indicador têm um alto índice de testosterona e são mais vulneráveis às imagens.

Sensibilidade
“Gostamos de pensar que somos seres racionais, mas a pesquisa sugere que pessoas com altos índices de testosterona são muito sensíveis a estímulos sexuais”, afirma Sigdried DeWitte, um dos autores do estudo.

“Sem tais estímulos, o comportamento é normal, mas, diante de imagens com conotação sexual, eles se tornam impulsivos”, acrescenta o pesquisador.

“Trata-se de uma tendência, o que significa que as pessoas não estão à mercê desses impulsos. É possível lidar com esses níveis hormonais.”

De acordo com DeWitte, testes similares estão sendo conduzidos em mulheres, mas até agora ainda não foi possível estabelecer uma relação entre estímulos visuais e o comportamento.

George Fieldman, professor de psicologia na Buckinghamshire Chilterns University College, falou ao site da BBC.
“O fato de que homens se distraem mais com estímulos sexuais do gênero se encaixa com a própria experiência da evolução”, afirma George Fieldman, professor de psicologia de uma universidade britânica.

“É o que se espera deles”, acrescenta Fieldman. “Eles procuram oportunidades de passar seus genes adiante.”
BBC

Publicidade, aneroxia, direito de imagem e Ralph Lauren

Esse anúncio ridículo, que me causa melancolia e me dá vontade de ir até a cozinha bater um bolo, foi motivo de uma crítica barra-pesada feita pelo site Boing Boing, que se perguntou como é que a Ralph Lauren tem coragem, em tempos de conscientização contra a anorexia etc + etc, de publicar uma foto em que a cintura da mulher é menor do que sua cabeça.

Ralph Lauren,Moda,Modelos,Aneroxia,Comportamento

A empresa imediatamente acionou seus advogados e comunicou ao Boing Boing que eles estavam infringindo “direitos de imagem” ao reproduzir o anúncio. Ao que o site respondeu que esse tipo de direito não vale quando a imagem é motivo de crítica ou vira topico de notícia.

Deu mais um tempinho e a Ralph Lauren mandou mais um comunicado ao Boing Boing dizendo que há 42 anos zela pela qualidade de seus anúncios e que iria averiguar se o recurso do photoshop havia sido utilizado na imagem.

Arregaram, né?

E, no meio do caminho, devem ter dançado os advogados que redigiram o comunicado inicial, yes?

Me deu vontade de jogar todas as minhas polos, meus chinelos Ralph Lauren, meus lençóis Ralph Lauren, minhas meias Ralph Lauren e até um ursinho Ralph Lauren que eu ganhei de presente dentro do rio Pinheiros.

Alô, seu Ralph Lauren! Manda seu filho passar uma noite de amor com uma cruzcredo balaio de osso dessas, pra ver se ele gosta, manda!

blog da Barbara Gancia