Hugo Chávez culpa as Farc

O imperador das Caraíbas parece que teve um surto de democracia e lucidez. Ao voltar as baterias oratórias contra os narcotraficantes travestidos de guerrilheiros libertários, Hugo Chávez deixa todo mundo com a pulga atrás da orelha.

Será o efeito Obama?

Claudia Jardim no site BBC Brasil
Chávez culpa Farc por ‘ameaça dos EUA’ na região.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, endureceu o tom e criticou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, por servir de pretexto para o que chamou de ameaça americana à região.

“A luta armada está fora de lugar (…) a guerra de guerrilhas passou à história e vocês das Farc devem saber de uma coisa, vocês se converteram em uma desculpa do império para ameaçar a todos nós, são a desculpa perfeita”, afirmou o mandatário venezuelano em seu programa dominical de rádio e televisão Alô Presidente.

(…) Essa é a primeira vez que Chávez utiliza um tom enérgico para criticar o método utilizado pela guerrilha fundada há 44 anos por Manuel Marulanda Vélez ou Tirofijo (tiro-certeiro em tradução literal), cuja morte foi anunciada há 15 dias.

(…) “Vamos soltem toda essa gente, há anciãos, mulheres, soldados doentes que têm 10 anos presos, já basta”, disse Chávez, ao afirmar que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e outros mandatários latino-americanos e europeus estão dispostos a trabalhar em favor de um acordo de paz na Colômbia.

“Já basta de tanta guerra, já chegou a hora para sentar-se a falar de paz, chamamos a todos a buscar esse caminho”, afirmou.