O futuro da aviação: Quando os supersônicos voltarão?

O avião mais lento do mundo podia transportar passageiros através do Atlântico em menos da metade do tempo gasto por outras aeronaves comerciais, mas ainda apresentava deficiências ecológicas e altos custos operacionais.

Uma nova era de viagens supersônicas ?: Dois projetos estão liderando o caminho quando se trata do renascimento das viagens supersônicas
Boom Overture (foto) e Aerian AS2.

Uma nova era de vôo supersônico pode estar chegando, mas há três desafios a serem superados quando se trata de voar mais rápido que a velocidade do som.
Esses são os três Es da aviação: engenharia, meio ambiente e economia.
O Concorde, a maravilha aeronáutica que fez seu último vôo há 16 anos, nesta semana, conquistou apenas o primeiro desses três desafios de viagem.

Existem duas empresas americanas que certamente pensam assim, e estão a todo vapor com planos de lançar aviões supersônicos no mercado em meados da década de 2020. Os tempos de viagem sugeridos são tão curtos quanto Nova York a Londres em três horas e 15 minutos.
Um deles tem como alvo as companhias aéreas, o outro o mercado de jatos executivos, e os dois têm soluções diferentes para um dos principais pontos negativos do voo supersônico: como gerenciar o boom sônico.

Agora, em um momento em que as emissões de carbono e o bem-estar de nosso planeta estão em destaque, um retorno ao voo supersônico comercial pode ser realmente sustentável, lucrativo para companhias aéreas e fabricantes e acessível para os passageiros?

O mundo não pode esperar
“O Concorde era uma máquina brilhante, um experimento nobre, mas produzia muitas emissões no meio ambiente, muito ruído nas nossas comunidades e era muito caro para operar.
“O que estamos tentando fazer é muito diferente”, disse Tom Vice, presidente e CEO da Aerion Corporation.


A empresa está desenvolvendo o jato supersônico AS2 de 8 a 12 passageiros em sua sede em Reno, Nevada.

AS2 foi projetado para atender aos padrões de ruído de avião do estágio 5, os regulamentos mais rigorosos sobre ruído de pouso e decolagem. “Achamos que resolvemos esse problema”, diz Vice. “Nossa aeronave ficará tão silenciosa quanto outros aviões nos aeroportos”.
Mas talvez uma das características mais inovadoras do AS2 seja o seu “cruzeiro sem barreiras”, que permite que o avião voe supersonicamente por terra sem que o barulho atinja o solo. Em vez disso, o barulho.

Comparado aos voos regulares, o AS2, viajando a Mach 1.4 (mais de 1.000 mph), promete economizar três horas e meia da viagem de Nova York à Cidade do Cabo e mais de quatro horas de viagem entre JFK e Cingapura e JFK e Sydney.

Mas as ambições da Aerion são também que a aeronave opere de maneira benigna nos céus: “O mundo não pode esperar até 2050 para se tornar neutro em carbono. Temos que fazer isso hoje”, diz Vice.

‘Menor queima de combustível possível’
Os parceiros do programa AS2 da Aerion incluem a GE, que estreou seu mecanismo supersônico Affinity no ano passado, e a Spirit AeroSystems, que está fabricando a fuselagem pressurizada do AS2.

O Aerion AS2 poderia voar de Nova York a Londres em 4,5 horas.

No cockpit, a Honeywell está revolucionando o convés de vôo, usando sua experiência em jatos militares supersônicos para projetar os processadores de missão, displays, sensores e sistemas de controle de vôo do AS2.

A Aerion já garantiu um cliente de lançamento, a empresa fracionária de propriedade e locação de jatos Flexjet, com um pedido de 20 aeronaves. O primeiro voo do AS2 está previsto para 2024 e a empresa pretende levar o avião ao mercado em 2026.

O AS2 tem um preço de US $ 120 milhões, que a fabricante de aviões acha que é um preço que as pessoas pagarão por causa da economia de tempo

“Tivemos que projetar uma aeronave incrivelmente eficiente com o menor consumo de combustível possível, por isso passamos 10 anos pensando em aerodinâmica avançada e em motores com baixo consumo de combustível. Criamos especificamente em torno de ruídos e emissões”, diz Vice.

Uma das coisas que ele não terá – que a Concorde possuía – são pós-combustores, um sistema pelo qual o combustível é pulverizado nos gases de escape do motor e queimado para aumentar o impulso durante a decolagem e a aceleração.
“Nós descartamos isso porque é muito barulhento e coloca muitas emissões no meio ambiente”, diz Vice. “A segunda coisa em que pensamos foi nossa fonte de energia. Queríamos uma aeronave que não dependesse de combustíveis fósseis e que pudesse operar com combustíveis 100% sintéticos desde o primeiro dia”.
A empresa também está comprometida com um programa substancial de reflorestamento para garantir compensações de carbono para todos os clientes em todos os voos.

Palocci teria US$ 348 milhões em conta em Miami

Antonio Palocci teria US$ 348 milhões em conta em MiamiO ex-ministro Antonio Palocci teria US$ 348 milhões depositados em uma conta de um banco em Miami.

Segundo informações do site “O Antagonista”, a força-tarefa da Operação Lava Jato já teria sido informada.

Ainda segundo “O Antagonista”, “para chegar a Miami, os investigadores farão escala em Araçatuba.”

Palocci foi preso durante a 35ª fase da Operação Lava Jato, no dia 26 de setembro.

Antonio Palocci teria US$ 348 milhões em conta em Miami

Na ocasião, o juiz federal Sergio Moro decretou o bloqueio de bens de Palocci e de outros acusados até o valor de R$ 128 milhões.

Segundo o magistrado, esse é o montante indicado em planilha da Odebrecht que supostamente registra os valores de propina que estavam sob a gestão do ex-ministro – desse total, Palocci teria recebido R$ 6 milhões.

Os valores bloqueados em nome de Palocci e da empresa dele, a Projeto Consultoria Empresarial, chegaram a um total de R$ 61,7 milhões. Deste valor, R$ 31 milhões estavam em aplicações financeiras.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

Avião fretado por Tasso é pago com dinheiro do senado

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Da série “O tamanho do buraco”

Desde 2005, quase R$ 500 mil foram usados pelo tucano, que diz ter autorização especial

Ex-presidente do PSDB, que tem avião próprio, afirma que aproveita a verba não utilizada de passagens aéreas para fretar jatos

De Fernando Rodrigues e Fábio Zanini:

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem o hábito de usar parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos que são pagos com recursos do Senado. O ato da direção da Casa que regula o benefício não permite esse tipo de procedimento, mas o tucano diz ter obtido autorização especial para fazer as suas viagens.

Entre 2005 e 2007, Tasso gastou R$ 335 mil. Depois, as despesas foram publicadas sem registro de seu nome. De lá para cá, foram mais R$ 134 mil, totalizando R$ 469 mil, segundo o Siafi (sistema de acompanhamento do Orçamento).

O senador confirmou à Folha que foi usuário de jatinhos fretados e bancados com o dinheiro do Senado nos últimos quatro anos, mas enviou documentos em que assume gastos menores: R$ 358 mil. Tasso tem o seu próprio avião, um jato Citation. Ele afirma que recorre a fretamentos quando o seu está indisponível.

Ele diz que a autorização foi obtida após o envio de ofícios para o então diretor-geral da Casa, Agaciel Maia. As brechas foram autorizadas pessoalmente pelo primeiro-secretário da Casa entre 2005 e 2008, Efraim Morais (DEM-PB), sem consulta à Mesa Diretora.

Há dois meses, o Senado enfrenta acusações em série contra congressistas e diretores. Agaciel foi o primeiro a cair, após a Folha revelar que ele mora numa casa de alto valor não declarada em Brasília. O jornal também mostrou que servidores receberam hora extra em janeiro, quando a Casa estava em recesso.

Tasso diz que aproveita o saldo de passagens não usadas para fretar jatos. Por mês, ele tem direito a R$ 21.230, o que daria para voar nove vezes entre Brasília e Fortaleza, pela tarifa mais cara da TAM (R$ 2.379).

O senador afirma que em 2005 e 2006 o uso de jatos fretados foi alto (há nove registros de pagamento) em parte porque na época ele presidia o PSDB. Admite, assim, ter usado a verba de passagens do Senado para viagens partidárias.

Foram pelo menos 16 pagamentos feitos pelo Senado desde 2005. A ONG Contas Abertas, especialista em analisar o Orçamento, fez pesquisa em todas essas despesas. Tasso só aluga jatinhos da empresa TAM. Nem sempre há a identificação dos trechos voados nem se os valores pagos se referem a uma ou a mais viagens.

Apesar de ele ser do Ceará, em três oportunidades os pagamentos do Senado foram para que o tucano viajasse no trecho “São Paulo-Rio-São Paulo”.

Não há uma tabela de preços para os chamados voos executivos no mercado. As empresas costumam fazer preços especiais para viajantes frequentes. Também depende do número de assentos do aparelho escolhido. Em geral, um voo de ida e volta de São Paulo ao Rio varia de R$ 15 mil a R$ 25 mil.

do Noblat