loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Carole Cadwalladr: Abuso on-line é uma tentativa barata de limitar o que dizemos terça-feira, 20 de novembro de 2018

Ser chamada de “mulher maluca” era uma tentativa de controlar e envergonhar. Não vai funcionar Carole Cadwalladr O tweet de Andrew Neil foi transmitido pela BBC para uma audiência global. Foto: Nick Ansell / PA As palavras não são baratas, são gratuitas. E nesta era – do Facebook, do Twitter – elas viajam longe e rápido. Palavras que se destinam a ferimentos ou danos são jogadas em um piscar de olhos, colocadas em alguns segundos, em um teclado, ou em…

Como o analfabetismo funcional influencia a relação com as redes sociais no Brasil segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Direito de imagem GETTY IMAGES Redes sociais no Brasil são populares tanto entre não-alfabetizados quanto entre os chamados ‘proficientes’ Três entre cada dez brasileiros têm limitação para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana – e, por isso, são considerados analfabetos funcionais. Eles hoje representam praticamente 30% da população entre 15 e 64 anos, mas o grupo já foi bem maior: em 2001, chegou a 39%, de acordo o Indicador de Analfabetismo Funcional…

Por que suas mensagens no WhatsApp poderão ser apagadas para sempre na 2ª feira quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Direito de imagem GETTY IMAGES A partir de 12 de novembro, usuários do WhatsApp no sistema Android poderão perder todos os arquivos antigos caso não tenham feito backup. Você usa WhatsApp e tem o sistema operacional Android no seu celular? Então, é melhor fazer uma cópia de segurança das suas mensagens o quanto antes. Um Brasil dividido e movido a notícias falsas: uma semana dentro de 272 grupos políticos no WhatsApp. Empresas que permitem disseminação de fake news devem ser…

Whatsapp e o tráfico de animais silvestres sexta-feira, 9 de novembro de 2018

300 GRUPOS DE WHATSAPP ESTÃO LIGADOS AO TRÁFICO DE ANIMAIS EM TODO O PAÍS Foto de Foto: Zanone Fraissat/Folhapress Facilidades para comprar celulares e acessar internet não param de ampliar o número de pessoas usando mídias sociais em todo o mundo, inclusive para cometer ilegalidades. No Brasil, cerca de 300 grupos de WhatsApp estão ligados à compra e venda de vida selvagem. Demos uma olhada na troca frenética de mensagens acompanhada em tempo real pela ong Rede Nacional de Combate ao…

Eleições 2018: WhatsApp; onde o crime compensa terça-feira, 30 de outubro de 2018

Foto de Silvia Isquierdo/AP 71% do eleitorado foi alcançado por boato contra a imprensa estimulado por deputada eleita, segundo pesquisa do Atlas Político. Ninguém pode lavar as mãos ante o “apocalipse de informações. Não há nenhuma surpresa no uso de desinformação em massa como arma política nas eleições brasileiras. É um esperado novo capítulo de um problema global, para a qual as negligentes autoridades brasileiras definitivamente não se prepararam. A situação ganhou proporções que a comissão da OEA (Organização dos Estados Americanos)…

Timothy Snyder: “A Internet se sai bem manipulando as pessoas” quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Há poucas vozes mais autorizadas a falar da Europa Central e Oriental do que a de Timothy Snyder. Em seu novo livro, este professor de 49 anos, de Yale, faz um retrato devastador dos presidentes dos Estados Unidos e da Rússia. Snyder diz que Donald Trump e Vladimir Putin estão absolutamente preocupados com a sua riqueza pessoal e a de seu círculo mais próximo. E ambos encontraram uma maneira de preservar isso: a manipulação das emoções por meio da Internet. TIMOTHY SNYDER nasceu em…

Eleições 2018: WhatsApp e Fake News quarta-feira, 24 de outubro de 2018

   Image captionA BBC News Brasil testemunhou o veloz funcionamento de softwares que coletam dados de forma automatizada | Ilustração: Kako Abraham/BB Como telefones de usuários do Facebook foram usados por campanhas em ‘disparos em massa’ no WhatsApp Para alcançar mais eleitores, campanhas políticas obtiveram neste ano programas capazes de coletar os números de telefones de milhares de brasileiros no Facebook e usá-los para criar grupos e enviar mensagens em massa automaticamente no WhatsApp. Esse tipo de ferramenta custa até R$ 1.300 e é…

Guerra Híbrida: Qual o verdadeiro peso das notícias falsas? sábado, 13 de outubro de 2018

Estima-se que, durante as eleições americanas, informações mentirosas tiveram mais de 8 milhões de compartilhamentos no Facebook. Especialista afirma que fenômeno pode, sim, influenciar a opinião pública. Desde a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições para a Casa Branca, a atenção da mídia se voltou para o fenômeno das notícias falsas, numa tentativa de entender o seu impacto no processo eleitoral americano. No Facebook, entre agosto e 8 de novembro, data da eleição americana, as “fake news” ganharam mais…

IGTV X YouTube domingo, 24 de junho de 2018

Como vai funcionar o IGTV, app de vídeo lançado pelo Instagram para competir com o YouTube Direito de imagemINSTAGRAM Kevin Systrom, CEO do Instagram, anunciou que ferramenta também permitirá postagens diretamente do desktop O Instagram lançou na quarta-feira, 20, uma plataforma dedicada exclusivamente a vídeos mais longos, com até uma hora de duração, que promete competir com o YouTube por usuários nas redes sociais. Batizada de IGTV, a plataforma, a exemplo do YouTube, terá aplicativo próprio tanto para Android quanto para iOS. A ferramenta permite…

Os cinco maiores boatos que sobreviveram por mais de uma década na Wikipedia quarta-feira, 20 de junho de 2018

Artigos sobre o demônio acádio com elementos cristãos e o general dos EUA que inventou a ‘cream soda’ Um usuário de Wikipédia buscando informação. ANXO IGLESIAS Esses são dois exemplos de mentiras publicadas na enciclopédia Um exército de editores formado por soldados que falam quase todas as línguas conhecidas vigia a veracidade da informação da Wikipedia. Mas qualquer um pode chegar a divulgar um artigo na enciclopédia livre da Internet — essa é justamente sua idiossincrasia —, de modo que com 46 milhões…

Como o WhatsApp ganha dinheiro? quarta-feira, 6 de junho de 2018

A julgar pelas sugestões de pesquisa do Google, há muita gente interessada em saber como funciona o negócio por trás do aplicativo “Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!”. Essas palavras escritas à mão pelo cofundador do WhatsApp Brian Acton em um bilhete mantido em sua mesa pelo presidente e também criador da empresa, Jan Koum, davam o norte da estratégia de negócios do aplicativo desde sua criação. Mas esses princípios podem abandonar a companhia junto com sua dupla de fundadores,…

Como o WhatsApp mobilizou caminhoneiros, driblou governo e pode impactar eleições domingo, 3 de junho de 2018

Depois de uma insurreição popular convocada por SMS em Moçambique, em 2010, da Primavera Árabe difundida pelo Twitter no Oriente Médio, em 2011, e das manifestações brasileiras de junho de 2013 impulsionadas pelo Facebook, chegou a vez do WhatsApp ocupar o protagonismo na organização de uma mobilização. Algumas das imagens que mais circularam em grupos de WhatsApp sobre a greve de caminhoneiros / Imagem: Reprodução Projeto Eleições Sem Fake e grupos de WhatsApp A greve dos caminhoneiros, que interditou milhares…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil