Uber prepara sua frota de helicópteros nos Estados Unidos

Empresa concorrente dos táxis se alia à Airbus para oferecer transporte aéreo

Travis Kalanick, consejero delegado y fundador de Uber
Travis Kalanick, fundador e executivo-chefe do Uber. REUTERS

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O Uber não quer mais se limitar à terra firme. O ar é o seu próximo objetivo. O aplicativo de transporte sob demanda quer ter uma frota própria de helicópteros, e para isso fechou um acordo com o fabricante europeu Airbus para que forneça e gerencie os aparelhos.

Os Uberchoppers, como são chamados pela empresa (fusão do nome Uber com a palavra inglesa choppers, helicópteros), já foram oferecidos durante a última edição da feira tecnológica CS, em Las Vegas. Por 99 dólares, era possível sobrevoar a Vegas Strip, principal avenida da cidade.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O primeiro teste, porém, havia sido feito antes, durante o festival musical Coachella de 2014. A diferença com o serviço comum do Uber é que Travis Kalanick, fundador da start-up de San Francisco, não quer terceirizar o serviço a empresas locais, geralmente dedicadas a voos turísticos.

No próximo fim de semana, durante o festival de cinema de Sundance, o Uber voltará a oferecer esse transporte que evita congestionamentos, num trajeto fixo entre o aeroporto de Salt Lake City e Park City, onde o evento acontece. Segundo o Uber, o deslocamento irá durar 15 minutos e custará 200 dólares se for de dia, e 300 à noite (813 e 1.219 reais, respectivamente). Como cortesia, a empresa oferecerá um veículo 4 x 4 para o trecho entre o heliporto e o hotel ou outro destino desejado.

É uma tarifa muito mais acessível do que na primeira vez em que o Uber tentou decolar. Foi numa viagem de Nova York à sofisticada região litorânea dos Hamptons, no feriado norte-americano de 4 de julho de 2013. Na época, a viagem custou 3.000 dólares, com a possibilidade de levar até cinco passageiros.

O novo movimento marca uma mudança de estratégia da companhia, avaliada em mais de 50 bilhões de dólares. Com os carros, muito mais econômicos, ela compartilha a tarifa com os motoristas, que são donos dos veículos; no ar, a divisão será com o fabricante.

A Airbus, por sua vez, pretende alavancar sua imagem nos Estados Unidos, onde a indústria aeronáutica se considera mais ligada ao setor armamentista do que à produção comercial de aeronaves.

O Uber não oferece apenas uma alternativa ao táxi, embora esse seja o seu produto mais popular. A empresa começa a prestar serviços de entregas – é comum, durante as manhãs, ver seus carros distribuindo compras feitas on-line.

Na hora do almoço, em vários bairros de San Francisco a empresa oferece um menu com poucas opções, mas com preços fixos e entrega quase imediata. Periodicamente, o Uber também oferece gatos para adoção ou sorvete para acompanhar um filme.

Durante a feira ArtBasel, de Miami, o aplicativo foi adaptado para disponibilizar lanchas, algo que acontece também na Turquia.

Na Índia, ele inclui os famosos riquixás, além de bicitáxis.

Na Colômbia, sua base de operações para a América Latina, oferece um leque de serviços que transformou Bogotá em seu laboratório.
Rosa Ximenes/El País

Tecnologia: Helicóptero Individual Elétrico

Japonês desenvolveu helicóptero indivdual movido à eletricidade.
O Single Passenger Silent Mini Electric Helicopter, pode atingir a velocidade de até 100km/h .
Ps. Penso que a desvantagem é não poder transportar muito pó.

Tecnologia,Helicópteros,Aeronáutica,Aviação,Blog do Mesquita,Japan Develops Single Passenger Silent Mini Electric Helicopters, Travels at 100km


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Helicóptero espião

Empresa cria helicóptero espião que cabe na palma da mão
Aviação - Micro Helicópetro Espião
Foto de divulgação: Prox Dynamics
PD1200 pesa apenas 15 gramas e é resistente a fortes ventos

Um helicóptero que cabe na palma da mão pode se tornar a mais nova ferramenta para auxiliar nos serviços de espionagem.

Criado pela empresa norueguesa Prox Dynamics, o helicóptero espião PD1200 foi desenvolvido por soldados e espiões e também poderá ser usado em complicados serviços de resgate.

O pequeno equipamento é movimentado por um motor elétrico e comandado por controle remoto. Com hélices medindo 10 cm, o objeto do tamanho de um brinquedo pesa apenas 15 gramas e pode atingir a velocidade de 32 km/h.

O helicóptero capta imagens dos locais que devem ser espionados a partir de uma câmera acoplada em seu interior.

“O PD 1200 pode ser carregado dentro do bolso e levanta voo em segundos, dando um panorama quase que imediato sobre o que se passa no terreno”, disse Petter Muren, presidente da Prox Dynamics.

Tecnologia,Aviação,Micro Helicóptero espiãoFoto de divulgação: Prox Dynamics

Modelo deverá ser vendido a governos e agênias de espionagem.

O helicóptero espião já foi testado em áreas desérticas e resistiu a fortes ventos, acrescentou Muren. A empresa afirmou que o equipamento deverá ser vendido para governos e agências de espioagem a partir do ano que vem.


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Multicóptero elétrico tripulado

A empresa alemã e-volo construiu um multicóptero elétrico que pode ser pilotado.

Com 16 helicópteros em miniaturamotores com hélice, o protótipo usa uma bola de ginástica para amortecer o pouso.

O primeiro voo, no mês passado, durou um minuto e trinta segundos.

“Este pode ser o futuro da aviação, pilotar um equipamento tão simples quanto um carro”, apontou a empresa, em seu site.

No protótipo, o piloto usa um controle remoto.

O principal obstáculo, segundo a e-volo, são as baterias.

O veículo tem, atualmente, cerca de 20 minutos de autonomia de voo.

Renato Cruz/Estadão/Engadget


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Tecnologia: celular iPhone é também controle remoto para comandar aeromodelo

Só falta agora o iPhone fritar ovo, pregar botão e promover teletransporte!
O Editor


Tecnologia pessoal

LAS VEGAS – Uma empresa que faz acessórios para celulares quer incluir um item à interminável lista de coisas que se pode fazer com o iPhone: pilotar um helicóptero de brinquedo.

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Na Consumer Electronics Show, na semana passada, a francesa Parrot lançou seu AR.Drone — um helicóptero de plástico com aproximadamente 30 centímetros de comprimento e que pode ser remotamente controlado pela tela do iPhone ou do iPod Touch.

A conexão é feita via wifi e o helicópter tem duas câmeras: uma na parte de baixo, que calcula a velocidade, e a outra na frente, que mostra seu campo de visão na tela do telefone.

A Parrot planeja ainda lancer jogos que mesclam o mundo real com a realidade aumentada. Henri Seydoux, CEO da empresa, acredita que o apelo do produto é a possibilidade de levar os games para for a de casa.

O lançamento deve ser feito ainda este ano, mas não há preço estabelecido.

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