Arquitetura – Fachadas – Janelas

Casa Joan Rabaseda – Barcelona
Arquiteto Ferran Romeu i RibotBlog do Mesquita,Arquitetura,Fachadas,Janelas,Casa Joan Rabaseda,Arquiteto Ferran Romeu i Ribot

Casa Golferichs,Gran Vía 491,Barcelona
Arquiteto Joan Rubio ir BellverBlog do Mesquita,Arquitetura,Fachadas,Janelas,Casa Golferichs,Gran Vía 491,Barcelona, Arquitecto Joan Rubio ir Bellver
Casa Batlló 1898, Barcelona
Arquiteto Gaudí
Blog do Mesquita,Arquitetura,Fachadas,Janelas,Art Nouveau, Barcelona, Casa de Gaudi
Casa Calvet 1898, Barcelona
Arquiteto Gaudí

Blog do Mesquita,Arquitetura,Fachadas,Janelas,Casa Calvet. 1898, Barcelona

Casa Lleó,BarcelonaBlog do Mesquita,Arquitetura,Fachadas,Janelas,Art Nouveau, Casa Lleó,Barcelona

[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

Arquitetura – Escadas – Art Nouveau

Casa Vasa Tassel – Bélgica – Arquiteto Victor Horta – 1892


Nesta altura, antes da guerra, a Europa detinha muita riqueza, as classes média e alta, tanto a burguesia como a nobreza, podiam investir em pequenos objectos decorativos, para poder afirmar a sua posição social. Devido ás exposições mundiais que começaram a aparecer nesta altura, a Arte Nova, surgiu simultaneamente em vários pontos da Europa, dadas as novas melhorias nas vias de transporte, comunicação e trocas comerciais entre os países.

A Arte Nova, ficou conhecida como: Art Nouveau em França, Jugendstil na Alemanha, Liberty na Inglaterra, Stile Liberty na Itália, Sezessionstil na Áustria, Modernismo em Espanha, e Arte Nova em Portugal.

A Bélgica, é considerada por alguns historiadores como o berço deste movimento, sendo a “Casa Tassel” de Victor Horta o primeiro exemplo desta nova arte, por nela reunir características dos movimentos anteriores, muitíssimo importantes para o desenvolvimento deste novo estilo.

A novidade, está na maneira de trabalhar os materiais. Como o ferro, em que as formas vegetalistas das colunas e dos candeeiros, se misturam, com a decoração do chão, criando uma homogeneidade e harmonia, entre a estrutura e a decoração.

A grande preocupação, é a inter-relaçao entre a parte emotiva e a parte racional, o elemento decorativo e o elemento funcional.

Há um grande contraste, entre a linha recta, de Mackintosh, e a linha curva de Gaudi, mas a novidade propriamente dita, está na qualidade praticada, por todos os criadores.

Fonte:http://clientes.netvisao.pt/fuiememo/web%206.htm


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]