loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Economia – Bancos italianos, a próxima dor de cabeça da União Europeia quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ainda sob o impacto do Brexit, a Europa se vê diante de mais um problema: bancos da Itália precisam de bilhões de euros para se reerguer, enquanto FMI reduz previsão de crescimento para o país. Quem vai pagar a conta? Monte dei Paschi di Siena, um dos bancos italianos em maior dificuldade Quanto mais se olha para alguns problemas na Europa, piores eles parecem ficar. O setor bancário italiano é um deles. A Autoridade Bancária Europeia (EBA) estima em 200…

Economia: Rejeite o argumento do futuro sexta-feira, 26 de julho de 2013

O FMI (Fundo Monetário Internacional), que normalmente exerce o papel de disciplinador sério de governos perdulários, deu um conselho incomum aos Estados Unidos. “Desencarnem!”, recomendou o FMI. “Curtam a vida! Aproveitem o momento!” É claro que os dirigentes do FMI não usaram exatamente essas palavras, mas chegaram perto disso com um artigo na revista “IMF Survey” intitulado “Reduzir Cortes nos Gastos para Incentivar Recuperação dos EUA”. Em sua declaração mais formal o Fundo argumentou que os cortes de gastos federais que…

Economia: Crise dos EUA pode ser pior do que a de 2008 segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cálculos do Centro para o Progresso Americano apontam recuo de 2,3% no PIB americano se o Congresso não aprovar elevação do teto da dívida A economia dos Estados Unidos pode afundar numa recessão mais profunda do que a do segundo semestre de 2008 se o Congresso americano não elevar o teto da dívida pública do país, de US$ 14,3 trilhões. Nos cálculos do economista Michael Etllinger, vice-presidente do Centro para o Progresso Americano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país…

G8: a reunião surrealista sábado, 28 de maio de 2011

Espetáculo surrealista O presidente da França, Nicolas Sarkozy, abriu com grande pompa a Cúpula do G-8, as oito nações mais ricas do planeta, em Deauville, belo e elegante balneário turístico na costa da Normandia. Há dois séculos, Napoleão III adorava frequentá-lo, e sua mulher, Eugénie de Montijo, ali se banhava de maiô guarnecido de grandes saias. Sarkozy tem motivos para se rejubilar. Normalmente, um outro francês estaria presente nessa cúpula do G-8, Dominique Strauss-Kahn (DSK), o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário…

Um ano depois, Brasil passa no teste e sai da crise maior do que entrou terça-feira, 1 de setembro de 2009

Para especialistas, avanço do País e de outros emergentes é uma das características do mundo pós-crise Fernando Dantas –  O Estado de São Paulo O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou. Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise iniciada com a concordata do Lehman Brothers, em 15 de setembro, o otimismo com o País tornou-se consensual. “O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança”,…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil