Fórmula: Nico Rosberg abandona o automobilismo

Nico Rosberg surpreende e anuncia fim da carreira

Escalei minha montanha, estou no topo e me sinto bem assim, afirmou Nico Rosberg“Escalei minha montanha, estou no topo e me sinto bem assim”, afirmou Nico Rosberg
Piloto alemão choca o mundo do automobilismo ao se aposentar dias após vencer o campeonato mundial de Fórmula 1. Aos 31 anos, ele afirma que a decisão foi tomada após realizar o sonho de ser campeão.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O alemão Nico Rosberg, campeão mundial de Fórmula 1 em 2016, chocou o mundo do automobilismo ao anunciar nesta sexta-feira (02/12) sua aposentadoria. O piloto de 31 anos tomou a decisão poucos dias após conquistar seu primeiro título mundial pela Mercedes.

“A partir do momento em que o destino do título estava em minhas mãos, iniciou-se uma enorme pressão e eu comecei a pensar em encerrar minha carreira se me tornasse campeão”, afirmou Rosberg em seu perfil no Facebook.

“Na manhã de domingo em Abu Dhabi [local da última prova da temporada], eu sabia que aquela poderia ser minha última corrida, e esse sentimento trouxe-me clareza. Eu quis desfrutar cada momento da experiência, sabendo que poderia ser a última vez”, disse o piloto.

“Tomei minha decisão na manhã de segunda-feira, após refletir por um dia”, disse Rosberg. “A única coisa que torna difícil essa decisão para mim é porque coloco minha família de pilotos numa situação difícil.” Ele é filho do também campeão mundial de Fórmula 1 Keke Rosberg, vencedor da temporada de 1982.

“Em 25 anos no autobolismo, meu único sonho era ser campeão mundial de Fórmula 1”, lembrou Rosberg. “Escalei minha montanha, estou no topo e me sinto bem assim”, afirmou, demonstrando gratidão aos que o apoiaram para que seu sonho se tornasse realidade.

O campeão não havia dado qualquer indicação de que poderia se aposentar e não mencionou o que pretende fazer a partir de agora.

Ele encerra a carreira com 23 vitórias em 206 corridas. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que a decisão de Rosberg foi corajosa e “serve como demonstração da força de seu caráter”. “A clareza de seu julgamento fez com que eu aceitasse sua decisão imediatamente, quando ele me contou.”

Fórmula UM: GP da Alemanha

História da Fórmula 1 – GP de Hockheim
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Felipe Massa, Williams, 2014
Williams Formula One driver Felipe Massa of Brazil crashes with his car in the first corner after the start of the German F1 Grand Prix at the Hockenheim racing circuit, July 20, 2014. REUTERS/Kai Pfaffenbach (GERMANY - Tags: SPORT MOTORSPORT F1 TPX IMAGES OF THE DAY) ORG XMIT: KAI02

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Vittorio Brabilla,1976 Esporte,Automobilismo,Fórmula UM,F1,GP Alemanha,Hockheim,Blog do Mesquita,Vittorio Brambilla,1976

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Jim Clark,Lotus,1963 Esporte,Automobilismo,Fórmula UM,F1,GP Alemanha,Hockheim,Blog do Mesquita,Jim Clark,Lotus,1963

Jochen Rindt,Lotus,1970 Esporte,Automobilismo,Fórmula UM,F1,GP Alemanha,Hockheim,Blog do Mesquita,Jochen Rindt,1970

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Ayrton Senna,MC Laren Honda,1991
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Fórmula UM – Memórias – Silverstone Grand Prix

Froilan Gonzalez, Ferrari 375 – Silverstone, GranPrix, 1951Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Froilan Gonzalez, Ferrari 375,1951

Manzon, Gordini, 6 Cilindros – Silverstone, GranPrix, 1952
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Peter Collins – Silverstone, GranPrix, Wins, 1958
Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Peter Collins, Wins,1958

Damon & Graham Hill – Silverstone, GranPrix, 1965Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Damon & Graham Hill,1965

John Surtees, Honda RA273E V12 – Silverstone, GranPrix, 1966
Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,John Surtees, Honda RA273E V12, 1966
Colin Chapman & Jim Clark – Lotus 49 – Silverstone, GranPrix, 1967
Colin Chapman walks besides Jim Clark's new Lotus Ford-Cosworth 49 in pits, Dutch Grand Prix, Zandvoort, 1967

Graham Hill – Silverstone, GranPrix, 1967Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Graham Hill,1967

Dan Gurney & Fraçoius Cevert – Silverstone, GranPrix, 1970
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Francois Cevert & Ronnie Peterson – Silverstone, GranPrix, 1970
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Carlos Reuteman, Lotus 80, Teste – Silverstone, GranPrix, 1970
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Clay Regazzoni, Ferrari 312B2 – Silverstone,Grand Prix, 1971Esportes,Fórmula um,Silverstone,Grand Prix,Clay Regazzoni, Ferrari 312B2, 1971,Blog do Mesquita

Emerson Fitipaldi, Lotus 72E – Silverstone, GranPrix, 1973
Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Emerson Fitipaldi,Lotus 72E,1973

Peter Revson – Silverstone, GranPrix, 1973
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José Carlos Pace “Moco”, Brabham BT45 – Silverstone, GranPrix, 1976
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Niki Lauda, Ferrari 312 T2 – Silverstone, GranPrix, 1976
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Michele Alboreto, Tyrrell 010 – Silverstone, GranPrix, 1983 Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Michele Alboreto,1983 Benetton Team Tyrrell 010

Nigel Mansell & Ayrton Senna – Silverstone,GranPrix, 1987
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Ayrton Senna, Lotus 99T – Silverstone, GranPrix, 1987Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Ayrton Senna,Lotus 99T,1987 02

Mauricio Gugelmin, March 881 Jud – Silverstone,GranPrix, 1988Memória,História,Esportes,F1,Formula UM,Silverstone,GranPrix,Blog do Mesquita,Mauricio Gugelmin,March 881 Jud,1988

Silverstone, GranPrix, 1988
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Nelson Piquet, Lotus 101 Jud – Silverstone, GranPrix, 1889
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Nigel Mansell & Ayrton Senna – Silverstone, GranPrix, 1991
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Felipe Massa, Ferrari F138 – Silverstone, GranPrix, 2007
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Rubens Barrichello, Brown – Silverstone, GranPrix, 2009
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Red Bull vai testar nova proteção de cockpit em treino livre

Equipe apresentará alternativa ao criticado sistema Halo já testado pela Ferrari.

Red Bull vai testar nova proteção de cockpit em treino livre

A Red Bull irá correr com o seu sistema de proteção de cockpit em uma volta de instalação durante a sexta-feira de treinos livres para Grande Prémio da Rússia, confirmou nesta quinta-feira a equipe.

A organização baseada em Milton Keynes tem trabalhado duro na sua alternativa para o Halo, com testes estáticos tendo ocorrido durante a última semana para entender melhor como ele vai funcionar.

Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Red Bull Halo concept
A possible future semi-closed canopy design by Red Bull
A possible future semi-closed canopy design by Red Bull

Embora o teste de conceito provavelmente continue durante os próximos meses, a equipe quer testar o sistema em um carro para que se possa avaliar tanto a visibilidade do piloto como a opinião do fã.

Um dos problemas com o Halo – que foi testado pela Ferrari nos testes de pré-temporada – foi que os fãs não gostaram da aparência.

A Red Bull acredita que sua opção- que tem um pilar central – será mais popular.

O diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, deixou claro na semana passada, no entanto, que a palavra final sobre qual projeto seria usado a partir de 2017 teria a segurança como parâmetro.

No entanto, se ambos protegessem bem os pilotos de forma igual, então o projeto da Red Bull poderia obter a preferência se as equipes preferirem sua aparência.

“Pessoalmente, eu diria que é esteticamente mais agradável a solução (da Red Bull)”, disse Whiting. “Mas é apenas uma questão de gosto”.

“No entanto, se ambas as soluções funcionarem igualmente bem em testes, eu ficaria surpreso se houver um enorme desejo de manter o Halo.”

A Red Bull ainda não decidiu qual piloto correrá com a proteção de cockpit.

Raikkonen tem em Spa sua maior chance para finalmente vencer Alonso

Se existe uma pista onde Kimi Raikkonen pode, finalmente, mostrar-se mais eficiente que o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, é Spa-Francorchamps.Ampliar

Não há dúvida de que o finlandês vai começar os treinos livres do GP da Bélgica com uma motivação extra. Seu melhor resultado até agora este ano foi um sexto lugar, na última corrida realizada, dia 27, na Hungria. Já Alonso chegou duas vezes ao pódio, terceiro na China e segundo na Hungria.

O fator que pode redimensionar o fim de semana de Raikkonen é o seu retrospecto notável no lendário circuito belga, o preferido de alguns dos maiores pilotos de todos os tempos, como Jim Clark, Ayrton Senna e Michael Schumacher.

Os números de Alonso nos ultrasseletivos 7004 metros de Spa, contudo, são muito modestos.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

“É a minha pista favorita”, afirmou o finlandês, nesta quinta-feira, em Spa. “É um dos únicos traçados antigos que sobreviveram, com suas curvas largas, rápidas, longas retas. É sempre um prazer correr aqui.”

O campeão do mundo de 2007 venceu quatro vezes o GP da Bélgica, em Spa. Em 2004 e 2005, com McLaren-Mercedes, e 2007 e 2009, Ferrari. Como em 2006 a prova não foi disputada, Raikkonen foi primeiro em quatro de cinco edições seguidas. Falhou apenas 2008, ao perder o controle da Ferrari a duas voltas do fim, sob chuva, quando lutava pela vitória com Lewis Hamilton, da McLaren-Mercedes.

“Esse é um circuito onde o piloto pode ainda fazer diferença”, comentou o finlandês. Mas a exemplo de Alonso procurou, nesta quinta-feira, reduzir as esperanças da torcida. “Acredito que este GP e o próximo (o da Itália, em Monza, dia 7) devam ser os mais difíceis para nós. São duas pistas onde é preciso ter elevada velocidade no fim das retas e esse é um dos nossos pontos fracos.”

O curioso nesse confronto entre os pilotos da Ferrari em Spa é que Alonso é uma unanimidade, considerado o mais completo do grid. Mas seu histórico no traçado mais seletivo do calendário, ao lado de Suzuka, no Japão, é surpreendentemente fraco.

O espanhol nunca largou sequer na primeira fila no GP da Bélgica, nas dez edições da prova que disputou. Em corrida, ainda não venceu na F1. Os melhores resultados foram duas segundas colocações, em 2005, com Renault, e 2013, Ferrari. Em 2007, com McLaren-Mercedes, foi terceiro. Em 2000, obteve em Spa a sua única vitória na Fórmula 3000, antecessora da GP2, sob chuva.

“É um circuito que adoro”, afirmou Alonso, sem apreciar a lembrança da falta de resultados. “E esse ano é muito difícil que possamos lutar pela vitória também.” O clima poderia ser um fator capaz de mudar a ordem lógica de forças para as 44 voltas da corrida, dando a Ferrari alguma chance de uma grande surpresa. “Mas há boa possibilidade de chover apenas no sábado”, disse Alonso.

Outros pilotos excepcionais da F1 têm em Spa retrospecto compatível com a sua fama. Michael Schumacher celebrou a vitória seis vezes, 1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002; Ayrton Senna, cinco, 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991; Jim Clark, quatro, de 1962 a 1965.

De volta à luta particular entre Raikkonen e Alonso na Ferrari, um bom resultado do finlandês pode até afastar de vez o risco, existente, de ser dispensado pela equipe no fim do ano. Já foi em 2009. A razão é a enorme diferença entre a sua produção e a de Alonso.

Depois de 11 etapas, este ano, Raikkonen soma 27 pontos, é o 12.º no Mundial, enquanto o espanhol tem 115, quarto. São nada menos de 88 pontos a mais.

Os dois lembraram nesta quinta-feira que os 22 pilotos do grid terão um desafio a mais este ano: o novo regulamento reduziu significativamente a capacidade de os carros gerarem pressão aerodinâmica.

E a Pirelli passou a produzir pneus mais duros, com maior autonomia, mas menos aderência, apesar da escolha surpreendente ousada para Spa, médios e macios. Esperava-se que fossem os duros e médios, por causa da elevada solicitação de carga das curvas velozes e longas.

“Será difícil contornar algumas curvas flat out (acelerador no curso máximo), como fazíamos antes”, afirmou Raikkonen. Mas a estatística prova que ele é um especialista em Spa.
Livio Oricchio/Do UOL, em Spa (Bélgica)