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Publicidade invisível na internet é prática abusiva nas relações de consumo sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Não há dúvida: a influência que os consumidores têm sobre os outros é muito maior do que a de qualquer publicitário ou grande empresa. Essa é a conclusão do experimento promovido pelo publicitário Martin Lindstrom e detalhado no livro “Brandwashed”[1]. Inspirado pelo filme The Joneses[2], Lindstrom patrocinou uma ação publicitária inusitada na Califórnia: uma família mudou-se para um bairro de classe média-alta para promover a venda de bens de consumo aos vizinhos por meio da simples recomendação, mas sem revelar…

TV paga: lei obriga operadoras a compensar clientes por falha no serviço quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na última sexta-feira, 27, uma proposta de lei que obriga as operadoras de TV por assinatura a compensar consumidores que tenham o serviço interrompido por mais de 30 minutos. O projeto especifica que o ressarcimento deve ser proporcional ao tempo sem serviço, e deve ser feito na forma de desconto na mensalidade do mês seguinte. No boleto, devem constar o valor ressarcido e o tempo total sem serviço. A…

Consumidores recorrem a Twitter para ter reclamações atendidas sábado, 24 de maio de 2014

O uso de redes sociais para reclamações de consumidores deve aumentar Já houve um tempo em que uma carta era a única forma de enviar uma reclamação para empresas. Mas isso mudou com a popularização das redes sociais, e o Twitter tem se mostrado o meio mais rápido de contato entre consumidores e companhias. A britânica Angie Konrad, por exemplo, postou no Twitter que o aquecimento no trem em que ela viajava tinha sido desligado. Ela não esperava que os…

Direito do Consumidor e cartão de crédito segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Portaria n. 111/1994 do Ministério da Fazenda determina esses critérios em relação às compras feitas com cartão de crédito. Consumidor, fique atento e exija os seus direitos!  Veja aqui: O Ministro de Estado da Fazenda, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no artigo 8º, § 2º, da Medida Provisória n. 434, de 27 de fevereiro de 1991, resolve: Art. 1º. Dispensar a obrigatoriedade da expressão de valores em cruzeiro nas faturas, duplicatas e carnês…

Call Center e as novas regras – A quem recorrer em caso de desrespeito? sábado, 2 de novembro de 2013

Como fazer valer seus direitos se o atendimento dos call centers não estiver de acordo com legislação que entra em vigor hoje. As novas regras de atendimento dos call centers estão em vigor. Como apontado por uma recente pesquisa do Procon de São Paulo: os consumidores têm motivos para ficar desconfiados. O estudo revelou que, uma semana antes de terminar o prazo de adaptação às novas regras, as empresas ainda não haviam feito a lição de casa e não estavam…

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