loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Novo Chanceler e a Idade Média segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Nomeação de novo chanceler faria sentido se vivêssemos na Idade Média, diz professor da UFABC Ernesto Araújo, o novo ministro das Relações Exteriores, está há 29 anos na carreira diplomática e nunca comandou uma embaixada, apesar de já ter servido em Washington Foto:Valter Campanato/Ag. Brasil O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na última quarta-feira (14/11) o diplomata Ernesto Araújo como novo ministro das Relações Exteriores. Para Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), a…

A Reversal Destra domingo, 18 de novembro de 2018

Temer-comunista Marxismo-Temerismo Michel Temer comunista? Bilionários socialistas? Facebook stalinista? A Nova Direita repete diariamente que políticas socialistas não funcionam, que o comunismo não deu certo, mas aparentemente vivemos num mundo alternativo onde a URSS venceu a Guerra Fria: da ONU à Wall Street, todas as instituições do mundo contemporâneo estariam infiltradas por alguma versão da KGB. Como tentei demonstrar no artigo das “pequenas verdades” a Nova Direita constrói seu pensamento com tomando como base uma série de falácias, de meias…

A Política Externa do novo governo além de ideológica fará o Brasil perder dinheiro sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Funcionários trabalham na linha de produção do frigorífico Minerva, em Barretos, interior de São Paulo.Funcionários trabalham na linha de produção do frigorífico Minerva, em Barretos, interior de São Paulo. Foto: Edson Silva/Folhapress A POLÍTICA EXTERNA DE BOLSONARO NÃO É SÓ IDEOLÓGICA, ELA PODE NOS FAZER PERDER DINHEIRO Em seu discurso da vitória, Jair Bolsonaro afirmou que iria libertar “o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico”. Pois bem. “Ideologia” é dessas categorias difíceis de definir. De modo…

Prisão em em que detentos trabalham e estudam e sem bem tratados, reincidência criminal cai a 10% quinta-feira, 15 de novembro de 2018

É MEIO DA TARDE numa oficina de costura. Os funcionários, todos homens, vestem uniformes alaranjados, ostentam tatuagens amadoras visíveis nas mãos, braços e, às vezes, no pescoço e operam máquinas de corte, ferramentas e tesouras afiadas. O ambiente, tranquilo e cordial, nos faz esquecer de onde estamos: uma prisão no maior complexo penitenciário do Paraná, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A meu lado, caminham a advogada Isabel Kugler Mendes, 82 anos, presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba, entidade…

Escola sem partido: o fim do pensamento crítico em um ‘admirável mundo novo’ quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A escola sem partido e os ataques às universidades não são simplesmente ideias mirabolantes de um homem sem noção: são talvez o que há de mais perigoso num país que já sofre com a falta de educação crítica. Estava ouvindo as entrevistas que a BBC fez, no começo do mês, com dois importantes brasilianistas, os professores Tim Power, da Universidade de Oxford, e Anthony Pereira, do Brazil Institute, King’s College. Nenhum dos dois se destacou, como outros brasilianistas, por terem…

Governo Bolsonaro: o que faz do plano de mudar a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém algo tão polêmico segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O plano do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém representa uma guinada na política externa brasileira e coloca o Brasil ao lado de somente outros dois países – Estados Unidos e Guatemala – que adotaram medida semelhanteA mudança da embaixada brasileira representaria um reconhecimento da cidade como capital de Israel, o que pode provocar não apenas atritos com palestinos e países árabes, mas também reações da comunidade internacional, cuja…

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir domingo, 11 de novembro de 2018

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito nesta semana, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, desde que Getúlio Vargas (1882-1954) a criou após chegar ao poder. Hoje, esse ministério é responsável por elaborar diretrizes para geração de emprego e renda, além de emitir documentos e fiscalizar as relações trabalhistas no Brasil, investigando denúncias de trabalho escravo e infantil…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil