Com esse jogo, os usuários de PCs praticavam o uso do mouse, clicando sobre cartas e arrastando-as para seu destino.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O Paciência existe desde o século XVIII como um jogo de cartas, mas a sua versão digital chegou com o Windows 3.0 (1990) – e outros games como esse também tinham funções pouco conhecidas.

Campo Minado, FreeCell e Copas

O Campo Minado tinha um objetivo semelhante ao doPaciência.

A diferença é que a ideia era acostumar os usuários do Windows a clicar com os botões direito e esquerdo do mouse no momento certo.


Você leu?: Luna Bernardi. E basta!


Já o FreeCell era mais voltado para software do que para o usuário. Ele vem com o pacote Win32s, que permitia que aplicações de 16 bits funcionassem no Windows 3.1.

O objetivo era testar a camada thunking de 32 bits. Se houvesse um problema, o jogo não rodava.

O caso do Copas é um pouco diferente. A ideia da Microsoft era estimular o uso da tecnologia NetDDE, que permitia a comunicação com outros clientes de Copas em uma rede local. Diferentemente dos demais, ele chegou no Windows for Workgroups 3.1.

No Windows 8, a Microsoft tirou os jogos clássicos do seu software. Mas, atendendo a pedidos, o Paciência voltou no Windows 10.

Os demais também estão disponíveis, apesar de estarem “escondidos” na loja virtual da Microsoft, a Windows Store.
Lucas Agrela/EXAME