• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Senha do seu celular pode ser descoberta usando dados do giroscópio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se você acha que colocar uma senha no seu celular vai impedir que outras pessoas consigam acessá-lo, então é melhor ficar em alerta.

[ad name=”Retangulo – Anuncios – Esquerda”]Em um artigo publicado no International Journal of Information Security, os pesquisadores demonstraram como o giroscópio – o sensor que rastreia a rotação e a orientação o aparelho – poderia ser usado para adivinhar um código PIN de quatro dígitos com um alto grau de precisão.

Durante os testes, os usuários precisaram digitar 50 PINs cinco vezes para que o algoritmo dos pesquisadores aprendesse como eles seguravam o telefone ao digitar cada número específico.

Com essas informações, a equipe conseguiu craquear as senhas com 70% de precisão.

Apesar de os testes utilizarem um algoritmo específico, a pesquisadora da Escola de Ciências da Computação da Universidade de Newcastle e principal autora do artigo, Maryam Mehrnezhad, destaca o perigo de aplicativos maliciosos que ganham acesso aos sensores de um dispositivo sem solicitar permissão.

“A maioria dos smartphones, tablets e outros aparelhos já estão equipados com uma infinidade de sensores e, como os aplicativos e sites móveis não precisam pedir permissão para acessar a maioria deles, programas mal-intencionados podem secretamente acessar esses dados”, explica.
OlharDigital/Juliana Américo

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me